Fabricante do Paquistão diz que o tecido se comporta como planta devido ao acabamento.
Parecido com aquelas capas de chuva de plástico, o modelo feito de denim foi apresentado como ‘roupa do futuro’. Conforme o fabricante do Paquistão Azgard9, trata-se de um denim que libera oxigênio. Chamada de CO2AT, a peça de laboratório resulta de projeto entre o fabricante e o estúdio Post Carbon Lab, de Londres, especializado em inovações sustentáveis de design.
A Azgard9 tem produção integrada, com fiação, tecelagem de denim e confecção de jeans, atendendo marcas como as do grupo LVMH e varejistas como a Zara.
“O CO2AT é um ser vivo”, afirma o comunicado da empresa para anunciar o projeto do denim que libera oxigênio. A aparência não é de denim.
O acabamento fica na superfície do tecido que recebe um coating à base de microrganismos fotossintéticos. “É tratado com pigmentação microbiana, então, realmente se comporta como uma planta usando microrganismos fotossintéticos – um processo pelo qual as plantas absorvem dióxido de carbono da atmosfera e o transforma em glicose e oxigênio”, discorre o comunicado.
A avaliação sugere que durante o ciclo de vida dessa capa, as emissões de oxigênio neutralizariam o impacto de sua produção. A empresa diz ainda que com o uso liberaria “a mesma quantidade de O2 de um carvalho”, sem informar as métricas que embasam a afirmação.
DENIM QUE LIBERA OXIGÊNIO EM 2043
“Enquanto as marcas pensam em sua próxima coleção, pensamos em coleções de e para o futuro. Na verdade, como as roupas podem parecer daqui a cinquenta anos. Então, nós realmente produzimos o que poderia fazer parte da coleção de todas as marcas em 2043”, declarou Ahmed Shaikh, CEO da Azgard9, no comunicado distribuído à imprensa.
O próximo passo é tratado como desafio para que a tecnologia deixe o ambiente de laboratório e alcance escala comercial, diz o fabricante de jeans.