Ranking mundial de 2014 inclui duas francesas de luxo e duas grandes varejistas de roupas que melhoraram posições em relação ao ano anterior.
A consultoria européia Eurobrand divulgou no início da semana o ranking com as cem marcas mais valiosas do mundo. Apple continua a liderar a lista e o Google 2014 superou, em 2014, a Coca-Cola, passando a ocupar a segunda posição e mandando a marca de refrigerantes para o terceiro lugar. Desse conjunto de empresas, acomodadas na categoria retail (varejo), despontam duas grandes varejistas de roupas européias, cujas marcas se valorizaram de um ano para o outro, galgando posições.
A mais valiosa das duas é a marca Inditex, do grupo dono da Zara, que se valorizou em 11,95%. Ao valer 12 bilhões de euros, a marca espanhola subiu sete lugares em relação 2013 para ser 72ª, entre as top 100 deste ano, ultrapassando a H&M. A rede sueca também melhorou três posições, subindo para 75ª, avaliada em 11,7 bilhões de euros, aumento de 8,4%, sobre o valor registrado em 2013.
A moda contribui com mais duas marcas para o ranking, ambas francesas e ocupando a categoria luxo. A LVMH manteve-se como a 12ª marca mais valiosa do mundo, repetindo desempenho de 2013 que atribuiu 39,3 bilhões de euros como valor da grife. Em segundo lugar, mas bem distante, fica a Dior, avaliada em 12,6 bilhões, valorização de 10,1% sobre 2013, para ocupar a 73ª posição.
A Eurobrand examina anualmente 3 mil companhias e suas marcas em 16 segmentos de atividade. São empresas com origem em países da Europa, dos Estados Unidos, da China, da Coréia e da índia.