Juntas elas valem quase US$ 100 bilhões, valorização de 30%, sendo a maior expansão verificada entre as categorias analisadas pelo estudo BrandZ Top 100.
Roupas foram a categoria de maior valorização em 2014 sobre o ano anterior. De acordo com o estudo BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands, realizado anualmente pela Millward Brown, a valorização das dez maiores do segmento, que olha o mercado de massa de roupas para homens e mulheres, atingiu quase 30%, representando US$ 99,599 bilhões. Nessa nova realidade de consumo, a Nike voltou a liderar o ranking do segmento, a Zara ficou em segundo lugar, seguida da H&M.
O relatório afirma que esse forte crescimento das dez maiores da categoria mostra que os consumidores voltaram a comprar. Contudo, mudaram o comportamento de consumo. Ao invés de ir às compras no início da temporada, esperam o período de liquidação. Por sua vez, os varejistas anteciparam as ofertas, aprofundaram descontos mediante ajustes racionais de preço pelos quais visam preservar margens saudáveis de lucro.
Na passagem de um ano para o outro, a Uniqlo foi a marca mais valorizada, apresentando taxa de expansão 58% em relação a 2013. O estudo avalia que esse reconhecimento está associado ao lançamento da linha de roupas que preserva a temperatura do corpo. Também a Nike exibiu forte valorização de 55%, e a Adidas, de 47%. Já a cadeia canadense Lululemon caiu no ranking, em movimento de queda atribuído à resistência em admitir logo de cara que o tecido elastizado usado era de má qualidade, preferindo atribuir a falhas no uso por parte dos consumidores.
As demais marcas tiveram valorização no período. Outra surpresa destacada pelo estudo é a Tommy Hilfiger que pela primeira vez aparece no ranking das dez maiores de roupas, desde que a pesquisa é realizada, desbancando a Calvin Klein. Os analistas avaliam que a marca foi beneficiada pelo crescimento do mercado de moda masculina, assim como a Ralph Lauren e a Hugo Boss.
Analisada separadamente a categoria Luxury mostrou que Louis Vuitton, Hermès, Gucci, Prada e Rolex mantêm suas posições no ranking do segmento, nessa ordem. As outras cinco são as mesmas de 2013, mas, com troca de lugares em relação ao ranking de 2013 – Cartier, Chanel, Burberry, Coach e Fendi.
No ranking geral das cem marcas mais valiosas do mundo, a Google roubou o primeiro lugar da Apple, que caiu para a segunda posição, seguida pela IBM.