Da mostra Brasil Oggi participam confecções de jeans, roupa de praia, calçados e bijuterias
Estilistas brasileiros deixam a rivalidade futebolística de lado e embarcam para a Itália atrás de oportunidades de negócios durante os três dias do evento Brasil Oggi: Passione per lo Stile (Brasil Hoje: paixão pelo estilo).
A partir de hoje até quarta-feira, Rosá Chá, Osklen, Simone Nunes e Lenny mostram maiôs, biquínis, jeans e roupas focadas para o exigente mercado italiano, esperando um retorno de U$7,5 milhões. Na noite de abertura, desfilam as marcas de Almir Slama e de Oscar Metsavaht, depois as personalidades italianas participam de um coquetel com comida e música brasileira.
O evento foi organizado pela Apex (Agência de Promoção para Exportações e Investimentos), com apoio da Abest (Associação Brasileira de Estilistas), da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) e do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos).
A organização do Brasil Oggi não foi por acaso. Em 2005, a Promos, Agência Especial da Câmara de Comércio de Milão para Atividade Internacional, parceira da Apex-Brasil, apontou o interesse dos italianos pela moda e pela cultura. Aliado a vontade pré-existente, a Unidade de Inteligência Comercial da APEX-Brasil confirmou o potencial do mercado italiano ao identificar um crescimento das importações de peças de vestuário, pedras preciosas, bijuterias, produtos de perfumaria e cosméticos e calçados. A Itália tem terceirizado a produção de alguns setores e aí está a boa oportunidade para os empresários brasileiros.
Evento semelhante foi realizado em 2003, em Moscou. Naquela ocasião, participaram 35 empresas brasileiras e o evento rendeu US$ 11,6 milhões em negócios e contatos duradouros.