Anunciada em março de 2019, a divisão em duas empresas independentes foi considerada complexa e de alto custo.
A Gap Inc. anunciou que desistiu de fazer o spin off da Old Navy. Continuará como está. Em comunicado ao mercado, a companhia alegou que “o custo e a complexidade da divisão em duas empresas, combinados a um desempenho comercial mais suave, limitaram nossa capacidade de criar valor apropriado a partir da separação”. A divisão foi anunciada em março de 2019. A expectativa era, então, que estivesse concluída em 2020.
A cisão foi impulsionada pelos resultados financeiros mais enfraquecidos do ano fiscal anterior. Pelo traçado anunciado, uma das empresas seria composta por Gap, Banana Republic, Athleta, Intermix e Hill City. A outra concentraria os negócios da marca Old Navy, considerada de expansão mais promissora que as demais. O trabalho para promover a mudança mostrou, porém, que não valia a pena.
“Aprendemos muito e pretendemos operar a Gap Inc. de uma maneira mais rigorosa e transformacional, que capacite nossas marcas de crescimento, Old Navy e Athleta, e se concentre adequadamente na lucratividade das marcas Banana Republic e Gap. Nosso conselho está focado em apoiar esse trabalho e em nomear novas lideranças com a experiência apropriada necessária para liderar um portfólio de marcas de varejo e apoiar nossos esforços de transformação”. A declaração é de Robert Fisher, presidente interino da Gap Inc. e diretor executivo.
NOVO CEO E RESULTADOS
Um novo CEO será anunciado. A Gap Inc. divulgará os resultados do quarto trimestre e do ano fiscal de 2019 em 27 de fevereiro de 2020. Até novembro, quando concluiu o terceiro trimestre de 2019, a empresa obteve receita líquida de US$ 11,7 bilhões no ano e lucro líquido de US$ 535 milhões. Fechou o trimestre com 3.938 lojas em operação, 272 a mais do que em 2018. Naquele ao fiscal, a Gap Inc. registrou receita de US$ 16,6 bilhões.