Marca menos conhecida do grupo espanhol planeja abrir mais 200 lojas até o final do próximo ano.

A Inditex, grupo espanhol dono da Zara, Bershka e Massimo Dutti, vai intensificar a expansão da Lefties, a marca menos conhecida e com a menor rede de varejo da companhia. Atualmente, conta com 200 unidades em operação em cerca de 20 países, a maior parte concentrada na Europa, além de Egito, Oriente Médio e México. Durante teleconferência de resultados nesta semanana, o CEO da Inditex, Óscar García Maceiras, confirmou o plano. “Estamos testando a Lefties em novos mercados”, disse sem entrar em detalhes.
Citando fontes anônimas de dentro da companhia, a imprensa internacional publica que a expansão da Lefties passaria pela abertura de mais 200 lojas, entre próprias e franquias, até o final de 2026. A estratégia reforça a atuação da Lefties como marca de moda de preço acessível em um portfólio que tradicionalmente prioriza o segmento premium-médio. Tanto que a Lefties sequer consta da relação de marcas publicada pela Inditex no site principal.
Mas, atingida a meta de mais 200 lojas, a Lefties dobraria de tamanho no mercado aproximando-se da Oysho, a marca de moda fitness e moda íntima do grupo.
O plano veio à tona com o anunciado retorno da Lefties à França, mercado que a marca abandonou em 2012, depois de três anos de funcionamento.
TRANSIÇÃO
Criada em 1993 como outlet da Zara, a Lefties evoluiu para marca independente para concorrer no segmento de fast fashion e preços competitivos, disputando consumidores que compram na Primark ou em sites como Shein.
A marca atua com coleções para mulheres, homens e crianças, incluindo linhas para bebês.
foto: divulgação AECC