Kontoor Brands terá capital aberto

Spin-off da VF Corp. que cuidará dos negócios de jeans, a nova empresa fez o registro na bolsa com a expectativa de concluir a separação em maio

Nesta semana, a VF Corp. anunciou que fez o registro de empresa de capital aberto da Kontoor Brands, a spin-off que responderá pelos negócios de jeans da companhia. Inclui as marcas Wrangler, Lee, Rock & Republic e VF Outlet. A expectativa é a separação estar concluída até maio, informou a VF em comunicado ao mercado. O pedido foi feito na U.S. Securities and Exchange Commission, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) americana.

A empresa avalia que a divisão em duas, anunciada em agosto do ano passado, é o melhor caminho para ambas. O entendimento é que se a unidade de jeans cresceu 4% ao ano desde 2004 no negócio consolidado, independente poderia aumentar a taxa de expansão para 5% ao ano globalmente e 3% ao ano no mercado doméstico (Estados Unidos) até 2023. O foco maior é com o crescimento das vendas da Wrangler em função do interesse da nova geração por resgate de marcas, diz a empresa.

A receita da Kontoor corresponde a US$ 2,7 bilhões, algo como 2,67% do mercado global de jeans estimado pela Euromonitor em US$ 101 bilhões em 2018, ressalta o comunicado da VF. A Wrangler sustenta a maior parte da receita sobretudo com vendas no mercado doméstico.

REESTRUTURAÇÃO NA AMÉRICA DO SUL

Na região da América do Sul, os primeiros efeitos da mudança foram sentidos pela Argentina. A empresa anunciou que encerrou a operação no país vizinho. Desde o início do ano que não vende nem Wrangler nem Lee por lá e agora procura interessados em assumir o centro de distribuição e produção que mantém em Benito Juarez na Argentina, ao longo deste ano.

No Brasil, o modelo não é de atuação direta. A Wrangler é licenciada da mineira Cia do Jeans desde o ano passado, para produção e distribuição das coleções no país. No Chile, as vendas estão a cargo de um distribuidor local.

VF CORP MANTÉM PORTFÓLIO COM 19 MARCAS

Com a divisão da companhia em duas, a VF Corp que faturou US$ 11 bilhões vai operar em três categorias de produtos. A maior delas é a Active que tem a Vans como líder de um grupo de seis marcas, que inclui Kipling, Estapack, Jansport, Eagle Creek e Napapijri. A receita dessa categoria foi de US$ 4,7 bilhões. Em seguida está Outdoor, com receita de US$ de 4,5 bilhões, reunindo Timberland, The North Face, SmartWool, Icebreaker e Altra. A menor, a Work, faturou US$ 1,8 bilhão com produtos da Dickies, Timberland Pro, Bulwark FR, red Kap, Kodiak, Terra, Horace Small e Wales.