A estratégia do lançamento de hoje inclui aumentar presença no Brasil, China e Índia; também visa fundos para aquisições
Depois de 35 anos, a Levi’s volta a negociar ações na bolsa de valores de Nova York. O período de oferta pública foi oficialmente aberto hoje, 21 de março, e se estenderá até segunda-feira, 25 de março. A empresa anunciou a venda de 36,66 milhões de ações, avaliadas em US$ 17 cada, arrecadando ao redor de US$ 600 milhões. No ‘filling’ enviado à SEC, a companhia informa que os recursos arrecadados com a abertura de capital sustentarão a estratégia de expansão.
Com pouco mais da metade da receita obtida com vendas fora dos Estados Unidos, a Levi’s destacou no documento o interesse em ampliar presença no mercado internacional, especialmente em países emergentes como Brasil, China e Índia. Para justificar o interesse e as expectativas, o documento aponta que no ano fiscal de 2018, a empresa reportou receita líquida de US$ 5,6 bilhões, dos quais a operação brasileira representa menos de 1%. Mas citou que “a receita líquida no Brasil cresceu a uma taxa anual de 20% do ano fiscal de 2016 para o ano fiscal de 2018”.
Apontou ainda que China “representa cerca de 20% do mercado global de vestuário, mas representou apenas 3% de nossa receita líquida no ano fiscal de 2018”. Na Índia, a Levi’s afirma ser líder do mercado de jeanswear e que tem aumentado consistentemente as receitas líquidas nos últimos três anos fiscais em todos os canais, impulsionados pelas vendas via comércio eletrônico, lançado no ano passado, e do varejo.
Pretende usar o capital também para aquisições que aumentem a diversificação de marcas e as categorias de produtos. “Avaliaremos possíveis oportunidades de aquisições com foco em aquisições estratégicas que melhorarão nosso portfólio de marcas, reforçarão nossa especialização na categoria de produtos ou adicionarão uma nova capacidade operacional, ao mesmo tempo em que se ajustam bem à nossa cultura corporativa e proporcionam um retorno financeiro atraente”, acentua o documento enviado à SEC.
Está nos planos ampliar a oferta da linha de calçados e roupas esportivas. Sem perder a liderança de mercado com calças masculinas, interessa a Levi’s ampliar ainda mais a receita com artigos femininos.