A marca anunciou a primeira coleção global, em desfile de estreia da empresa em semanas de moda, mesmo com lucro menor
A Levi´s surpreendeu o mercado ao desfilar pela primeira vez em uma semana de moda. O movimento está diretamente associado à decisão da empresa de trabalhar com coleções globais. Em Nova York, a marca mostrou o inverno 2012, uma semana depois de publicar os resultados de 2011, que mostram lucro menor.
O balanço indica que o lucro líquido da empresa no ano fiscal, encerrado em novembro, recuou em torno de 12% sobre os ganhos registrados no exercício anterior. Caiu de US$ 157 milhões, para US$ 138 milhões. Grande parte dessa queda é atribuída ao fraco desempenho do último trimestre do ano, quando a companhia viu o lucro líquido ser cortado praticamente pela metade em relação ao mesmo período de 2010. Registrou em 2011 U$ 44 milhões de lucro, ante os U$ 86 milhões, do ano anterior.
A receita líquida continuou crescendo. Subiu 4% no ano fiscal de 2011, saindo de US$ 1,29 bilhão para US$ 1,34 bilhão. Para o CEO da companhia, John Anderson, os resultados são muito positivos face às condições difíceis do mercado no ano. Aos investidores, o executivo informou que o plano é expandir as operações de varejo, concentrar investimentos nas regiões que oferecem maior potencial de retorno e no desenvolvimento de produtos inovadores.
Linha de produtos
Para o inverno, a opção de estilo para a coleção transitou entre formas revisitadas e atualizadas, com lavagens clean, em alguns momentos parecendo raw. As cores são sóbrias, com uma ou outra pincelada de laranja, vermelho e verde piscina. Sapatos bicolores quebram o viés clássico dos homens, enquanto as plataformas de madeira dos calçados femininos alongam as pernas para acomodar formas amplas.
É o caso dos modelos bootcut, pantalona, macacão e saias longas.
A novidade no corte masculino são as calças com modelagem de cone invertido – são soltas nos quadris e vão afunilando para terminar justas na barra.