Shandong Ruyi Investment Holding anuncia conclusão da compra da área de vestuário e têxteis avançados da americana Invista
No final de outubro de 2017, a chinesa Shandong Ruyi Investment Holding anunciou ao mercado o acordo para comprar da área de vestuário e têxteis avançados da americana Invista. Prevista para meados de 2018, a operação só foi concluída neste ano. Na semana passada, a companhia que figura entre as cem maiores multinacionais da China informou que concluiu o negócio, nascendo a The Lycra Company, como uma subsidiária independente, e apresentou a nova logomarca da empresa.
A transação inclui oito unidades de produção, quatro laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, 17 escritórios localizados em 14 países e cerca de 3 mil funcionários. Segundo comunicado da empresa ao mercado, a atual liderança e os trabalhadores permanecem em seus cargos na nova empresa, tendo à frente como CEO, Dave Trerotola.
Sob novo controle, a Lycra manterá o portfólio de marcas elastano Lycra, Lycra T400, Coolmax, Thermolite, Supplex, Tactel, Terathane e Lycra HyFit (fibra destinada ao setor de higiene, como fabricantes de faldras descartáveis). O mix de marcas inclui a L by Lycra, apenas disponível na China, com uma coleção de lingerie, shapewear e meias; e Elaspan, marca de elastano até então produzida e comercializada pela empresa chinesa.
O Grupo Ruyi opera no modelo verticalizado, desde matérias-primas (como produção de algodão) e processamento de têxteis, até concepção, design e venda de vestuário. Desde 2016, o grupo adquiriu várias marcas internacionais de luxo, incluindo Aquascutum, Sandro, Maje e Claudie Pierlot. Sediada em Jining, Shandong, a Shandong Ruyi Investment Holding controlava até agora 13 parques industriais na China. A empresa também atua no comércio com extensa rede global de distribuição e varejo.
Em novembro, ainda como Invista Apparel and Advanced Textiles, a empresa anunciou que vai abrir em 2019 um centro de inovação para fibras, tecidos e vestuário em Nanhai, Foshan.
De seu lado, a Invista manteve a propriedade de seus negócios de náilon, poliéster, polióis, bem como os licenciamentos e as marcas a eles relacionados, como Cordura, Stainmaster e Antron.