Dona da Zara apurou lucro 20% maior nos nove primeiros meses do ano fiscal de 2015, quando comparado ao mesmo período de 2014.
No ano fiscal iniciado em fevereiro de 2015, a espanhola Inditex, dona de oito marcas, entre as quais a rede de lojas Zara, faturou 14,7 bilhões de euros nos primeiros nove meses do exercício, que representam expansão de 16% sobre igual período de 2014. No anúncio de resultados divulgado pela empresa esta semana, o balanço registra lucro líquido de 2,025 bilhões de euros, algo equivalente a R$ 8,59 bilhões. Os ganhos correspondem a crescimento de 20% sobre o período de fevereiro a outubro do ano passado.
Ao todo, nesses noves meses, foram abertas 230 lojas, em 48 países, de todas as bandeiras controladas pela Inditex que, no Brasil, tem apenas Zara e Zara Home. Essas inaugurações elevam a rede para 6.913 pontos, dos quais 1.983, da Zara vestuário, a maior entre as marcas do grupo, segundo dados do balanço publicado. Em seguida está a rede da Bershka, com 1.032 unidades. Sob o guarda-chuva da Inditex estão, ainda, Pull & Bear, Massimo Dutti, Stradivarius, Oysho, Uterqüe.
Como destaque do ano, a empresa aponta a expansão do projeto de integração das lojas físicas com a plataforma online de vendas da empresa, que até outubro operava em 28 dos 88 países em que a Inditex atua. As operações online mais recentes dentro desse conceito de integração foram lançadas pela Zara em Taiwan, Hong Kong e Macau.