Em seis vídeos, o organizador do salão de negócios em Paris adianta principais recursos observados na construção das coleções do outono/inverno 2016-17.
Voltada para os lançamentos de coleções do outono/inverno 2016-17, os organizadores da Première Vision Paris, que desde fevereiro passou a englobar seis feiras diferentes (Fabrics, Yans, Leather, Designs, Accessories, Manufacturing) decidiu antecipar em três meses as linhas mestras empregadas na construção da estação. Para divulgação das tendências gerais, foram realizados seis vídeos de menos de um minuto e meio destacando os tópicos que os especialistas aconselham a observar na visita ao salão, que dura três dias (15, 16 e 17 de setembro), na França.
Pascaline Wilhelm, diretora de moda da mostra, adverte que a estação embarca em um conjunto de mudanças a partir do trio que combina elementos da natureza, tecnologia e luz. Na área de fios, as texturas se fortalecem, criando contornos nada definidos, mesmo quando trabalha construções em xadrez e listras, lançando mão de semitons. Os fios são espessos, mas confortáveis, fofos, como chenille e buclê. O brilho a ser encontrado reproduz as superfícies vidradas, como as de um lago congelado. A mistura de materiais continua a ser a fronteira a ser vencida e no inverno do hemisfério norte de 2017 combina viscose, algodão e poliamida com cashmere ou alpaca, para alcançar toque suave e aveludado.
Tecidos confirmam o mesmo esforço de conexão entre natureza e tecnologia. Nessa leitura, tecidos felpudos e sintéticos podem adquirir visual ultra-sofisticado pelo tipo de construção e acabamento, além de explorar sensações quase contraditórias de pesado com suavidade, leveza elástica, imperfeições nobres, entre outros atributos. O foco de Designs está nas colagens, produzidas com a combinação de técnicas e de motivos (fotos, grafites, abstratos) que a partir de fragmentos constrói novos desenhos. As cores são claras.
Para acessórios, como botões e fivelas, renovação é o ponto principal, alargando os limites técnicos de encontros entre materiais diversos, criando híbridos de alumínio com madeira ou tecidos. Técnicas de acabamento e decoração vão se cruzar e se aventurar para além dos domínios habituais, destaca a equipe de moda.
Os organizadores informam que a edição de inverno, em setembro reunirá 1.915 expositores, 18 a menos que em setembro do ano passado; e que aguardam público de 62 mil visitantes ao longo dos três dias do evento. Do Brasil, no pavilhão de tecidos montarão estande a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), a Cataguases e a Savyon; no pavilhão de aviamentos, a Britânnia vai participar; além de algumas empresas no salão Leather.