Empresa, que mantém como público alvo a classe A, indo na direção oposta do fast fashion, vem melhorando os indicadores, como aponta o balanço divulgado em novembro.
A Levi’s definiu as bases para retomar o caminho do crescimento em 2016. A empresa norte-americana, que continua a liderar o negócio de denim em todo o mundo apesar de suas vendas terem caído quase pela metade nos últimos 20 anos, finalizou um plano de reestruturação global, com o qual espera economizar US$ 175 milhões a US$ 200 milhões por ano, a maior parte ao final de 2016 .
A estratégia de reestruturação do grupo, posta em prática desde meados do ano passado, tem o objetivo de ganhar liquidez para reforçar o crescimento da marca. No desenvolvimento de produtos, a Levi’s decidiu manter como público alvo a classe A, indo na direção oposta do fast fashion. A estratégia é concentrar-se na extremidade superior do mercado com inovação. Para isso, mudou seu laboratório de criação de produtos de Istambul, na Turquia, para São Francisco, perto do Vale do Silício, nos Estados Unidos, a poucos quarteirões da sede da empresa. Com essa medida, a expectativa é reduzir a complexidade da operação e levar novidades mais rápido ao mercado.
De acordo com a empresa, a inovação contribui para elevar os preços e como consequência as margens. O grupo se mantém na gama alta do negócio de denim onde se consolidou no canal multimarcas evitando a concorrência com varejistas e outros players que entraram no mercado de jeans com preços mais acessíveis.
Os analistas preveem um crescimento moderado para a empresa no curto prazo. Um relatório da agência de classificação Fitch, garante que o grupo vai estabilizar seus resultados nos próximos 36 meses, com aumentos do Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) entre 1% e 5%. O grupo fechou os primeiros nove meses de 2015, com lucro líquido de US$ 108,3 milhões, 3% a menos que no ano anterior, queda bem menor que a registrada em 2014 de 46%. A empresa concluiu os primeiros nove meses do ano fiscal com vendas de US$ 3,2 bilhões, 4,6% a menos que o mesmo período do ano passado. Apenas no terceiro trimestre, a Levi’s registrou receita de US$ 1,14 bilhão e lucro líquido de US$ 58 milhões.