Brasil é o país convidado da feira com 40 empresas, oito das quais fabricantes de denim otimistas com a nova regra que zera a alíquota de importação entre os dois mercados
O acordo comercial entre Brasil e Colômbia que zera a alíquota de importação entre os dois países para algumas categorias de produtos, como têxteis, automóveis e siderúrgicos, passou a valer a partir de janeiro, mediante portaria publicada no Diário Oficial da União ao final de dezembro. As novas bases do tratado do Mercosul deu novo impulso à Colombiatex, feira anual realizada em Medellín, na Colômbia. Completando 30 anos, a edição deste ano do evento está marcada para os dias 23, 24 e 25 de janeiro, com a participação de 40 empresas brasileiras, oito das quais fabricantes de denim.
O Brasil é o país homenageado da vez em participação que inclui uma mesa redonda para discutir oportunidades comerciais entre ambos países, com Fernando Pimentel, presidente de Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção); Ilse Guimarães, da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos); Marcos Lichtblau, presidente da CSMAT (Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a indústria têxtil e de confecção do Brasil); Juliana Villegas, vice presidenta de exportações da ProColombia; Carlos Eduardo Botero Hoyos, presidente de Inexmoda, entre outros representantes de segmentos da indústria. Segundo comunicado da feira, o objetico é esclarecer os novos cenários viabilizados pelas novas regras.
FABRICANTES DE DENIM NA FEIRA
Os fabricantes brasileiros de denim e sarja levam para a Colombiatex os lançamentos voltados para o verão 2019 e apresentados no Brasil em novembro. Além do estande com as novidades do verão, a Vicunha também participa do desfile especial promovido pela Abit na Colombiatex, em parceria com André Hidalgo, idealizador da Casa de Criadores. Entre os estilistas está Heloísa Faria que usa a sarja estampada Bardot e o Maui da Vicunha, informa a empresa.
A Cedro espera ampliar o volume exportado para os países da América Latina amparada pelos contatos articulados nos três dias que dura a Colombiatex. “O jeans mais demandado pelo mercado latino-americano é premium, com alto potencial de strech, por isso acreditamos que a coleção Nação será um sucesso em geração de negócios. Dos 13 produtos da coleção, 11 são Elastic e Super Elastic, ideais para a confecção de peças cada vez mais confortáveis e que modelam o corpo”, declara Alessandra Leonel, gerente de exportações jeanswear da Cedro Textil, em comunicado ao mercado.
Da área de denim e sarja, também expõem na feira Santista, Covolan, Canatiba, Nicoletti, Santana Textiles e Santanense. Ao todo, a Colombiatex deverá contar com 550 expositores, atraindo 16 mil compradores de 60 países.