Com um ano e meio de mercado, marca paulistana do Brás diversifica também a coleção feminina, incluindo shorts, vestidos e camisas
Criada em janeiro de 2017, a Lumini Jeans originalmente direcionada ao público feminino decidiu expandir a atuação a partir deste novo semestre. Além de diversificar o mix para mulheres, prepara também o lançamento de uma cápsula com jeans masculino, prevista para chegar ao mercado em setembro, conta André Pinheiro, empresário que decidiu investir pela primeira vez numa marca de moda e está animado com os resultados.
Segundo ele, para os homens, a marca lançará seis modelos, por enquanto, apenas de calças em denim. O mix feminino cresce com a oferta de shorts, bermudas, saias e vestidos, também a partir de setembro, e só em denim. Até então o forte eram as calças femininas, em fits variados, como cigarrete, skinny, reta, flare, de cintura de média para alta. O próximo passo é incluir camisas em denim para os dois públicos, cujos modelos serão desenvolvidos por uma estilista que está dedicada à camisaria.
Instalada em uma rua do Brás, a Lumini tem as multimarcas como principal canal de vendas, com pronta entrega, mas não tem loja de atacado. Montou um showroom fechado ao público em geral, onde expõe a linha de produtos, tanto para lojistas como para os representantes comerciais, mantendo uma modelo permanente para desfilar com as peças. “Dessa forma eu consigo selecionar os lojistas com os quais trabalhamos, sem canibalizar as vendas”, explica Pinheiro. Em função do volume de compras, é determinado um raio de atuação exclusivo na região onde fica o lojista.
Atualmente, a marca tem cinco representantes comerciais para Rio Grande do Sul e Santa Catarina; quatro para o estado de São Paulo; um na Bahia; um em Minas Gerais; um em Recife e um no Paraná. Atende entre 300 e 400 clientes ativos. “E quase todos fizeram compra de reposição”, afirma o empresário para enfatizar o bom desempenho da marca nesse primeiro ano de operação. Ele conta que a presença mais forte no sul resulta da decisão de ter participado da edição de janeiro na Fenim Gramado.
PERFIL DE PRODUTOS E PRODUÇÃO
Para desenvolver os modelos, a Lumini optou por usar denim elastizado para a maioria dos produtos. “Dentro da nossa proposta, temos a qualidade de uma grife com preço menor”, ressalta Pinheiro para definir o perfil de estilo da marca. As calças femininas custam a partir de R$ 54,90 para o atacado. O modelo mais caro sai por R$ 84,90, uma calça bordada à mão com peças em metal, descreve o diretor. “Uma calça como essa no concorrente pode custar de R$ 200 a R$ 300”, acrescenta, para explicar que com preços agressivos consegue garantir uma boa margem para o lojista.
A produção média atingiu 5 mil peças por mês, informa Pinheiro, que mantém em estoque 50% de produtos acabados. O desenvolvimento dos modelos e o corte das peças são etapas feitas internamente. A costura é terceirizada para uma oficina tradicional do setor e o fornecedor de serviços de lavanderia fica no Espírito Santo. “Acredito muito em parcerias e temos poucos parceiros. Assim consigo ter programação e planejamento para alterar conforme a demanda”, diz o empresário.