O designer Adriano Goldschmied veio ao Brasil também para negociar a fabricação de artigo com novo patamar de elasticidade e conforto.
Envolvido em vários projetos ao mesmo tempo, o designer italiano Adriano Goldschmied que vive em Los Angeles, nos Estados Unidos, veio ao Brasil na semana passada a convite da Vicunha, para o lançamento da coleção do inverno 2016. Ao GBLjeans ele contou que a agenda incluiu negociações com o fabricante brasileiro de denim, que ainda estão no início, para desenvolver um tecido destinado a unir o mundo dos esportes ao do jeans, mantendo o visual do índigo com a flexibilidade e conforto esperados de roupas de ginástica.
“A Vicunha é uma companhia líder no mercado de denim e tem alguma coisa deste tipo, mas que não é exatamente o mesmo que estou propondo”, diz Adriano, um dos pioneiros do mercado do jeans, estando na origem de marcas como Diesel e Replay. Ele conta que criou um tipo de tecido em laboratório e, agora, busca parceiros para a produção. “O que estou fazendo é criar um tecido que tenha performance que permita produzir diferentes roupas atléticas ou legging ou de praticar ioga e ainda será denim. Pode receber lavagens e todos os acabamentos que costumamos fazer no jeans”, diz ele.
Explica que o tecido sobre o qual trabalhou tem “no avesso muito stretch e poliéster, mas, por cima, no lado de fora, tem fios de índigo; e é isso basicamente que vai dar o look de índigo”. O tipo de alongamento e elasticidade serão os diferenciais. É um tipo de stretch capaz de alongar 360 graus, e que garantirá o conforto a quem veste a calça, garante. “Será completamente diferente do passado”, afirma. Ele avalia que o denim segue para um novo patamar de produto, de elasticidade e conforto, que para evoluir demandará também mudanças nos processos industriais, com reflexos na área de fiação, incluindo o desenvolvimento de diferentes blends de fibras ou mesmo de novas fibras. Também obrigará o relacionamento mais estreito entre têxteis e lavanderias para viabilizar o ganho de escala dos tecidos produzidos com tecnologias inovadoras.
Nova marca
Ele vai dar um passo na direção desse novo segmento de mercado – active/indigo knit – com o lançamento de sua marca em agosto, que não será vendida em muitas lojas. A idéia inicial, observa, será vender a A*Cynetic em 11 lojas de luxo, como a Selfridges, de Londres, a Lane Crawford, de Hong Kong, e a Colette, de Paris. Para divulgar e promover a marca, vai aproveitar a experiência com o star system de Hollywood, apoiado na veiculação de um short movie, em preparação, que explique esse novo conceito que prega. A coleção de estréia terá apenas modelos femininos, mas, a intenção é incluir a linha para homens na segunda coleção, conta Adriano.