Do Ceará, a marca de roupas femininas expande, acrescenta novo canal de vendas para o varejo e registra crescimento com a mudança de gestão
Há 30 anos no mercado, a marca de roupas femininas Anne amplia as formas de comercialização dos produtos. Desde o ano passado, a empresa trabalha a expansão da rede de multimarcas e, agora, inicia um projeto de franquias. A primeira loja franqueada foi inaugurada em meados de março, em Macapá (AP), e a empresa revela intenção de abrir mais uma até o final do ano. Por enquanto, a empresa estuda o perfil dos interessados no sistema de franchising da marca.
Segundo Jussara Castro, gerente de marketing da Anne, a marca não está fixando o interesse em uma região específica, pois, avalia oportunidades em todo o país. Ela afirma que a empresa vem analisando diversas propostas e, até o final do ano, ao menos uma segunda franquia será inaugurada, sem ter ainda lugar definido. “O resultado da franquia de Macapá está sendo muito positivo”, revela Jussara.
O projeto de expansão também inclui aumentar o canal de vendas por meio das multimarcas. Atualmente, a empresa conta com 550 pontos de revenda em todo o país.
Crescimento acelerado
A executiva revela ao GBLjeans que entre os últimos dois anos, o crescimento da marca foi maior do que o esperado, sem dar detalhes. Diz que o faturamento dobrou nesse período e que o expressivo aumento das vendas superou as expectativas da administração, provocando reflexos negativos para a empresa. Os pedidos passaram a ser em volume superior ao limite de produção da marca.
Para sustentar a demanda, Jussara explica que a empresa tomou a decisão de fechar duas lojas próprias de varejo – em Natal (RN) e Recife (PE) – para conseguir atender aos pedidos de atacadistas, em 2011. “Nós demos preferência a atender os lojistas, pois não tínhamos produção que atendesse a todos os pedidos, os de varejo e os de atacado”, enfatiza Jussara.
Também no ano passado a empresa expandiu o parque fabril, iniciando a operação de uma quarta unidade de produção, junto às outras três localizadas em Fortaleza (CE). Produzindo, atualmente, cerca de 50 mil peças por mês, as fábricas próprias suportam 30% do volume total, os outros 70% são terceirizados.
À frente de uma empresa familiar, Jussara credita o crescimento à renovação da gestão administrativa, após a direção da empresa ter sido assumida pela segunda geração da família. “Por muito tempo, o foco da Anne foram as lojas próprias. Hoje, focamos nos representantes”, reforça a gerente sobre as mudanças.
Jeans na Anne
A participação do jeans representa cerca de 30% das coleções da Anne. “Nós estamos ampliando a linha de jeans, não em volume, mas em variedade de modelos, com outros tipos de modelagens em jeans”, observa Jussara sobre lançamentos mais recentes da marca feminina.
Para a coleção de inverno 2012, a marca destacou modelos de camisas, vestido longo, macaquinho, casaqueto e vestido justo confeccionados em jeans. Com lançamento previsto para agosto, a coleção de verão 2013 deverá seguir a mesma linha, apostando em modelagens diferenciadas para as peças feitas em denim, como informa Jussara, sem revelar detalhes.
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