No final de 2010, a marca cearense planeja abrir as primeiras lojas no sul e sudeste. Hoje, a atuação da empresa está concentrada no nordeste e norte, onde opera com rede de 16 lojas próprias
No começo de 2008, a confecção cearense Anne dá início ao projeto de adaptação da rede de lojas da marca, num investimento estimado em R$ 3,5 milhões, que deve ser concluído nos próximos quatro anos. Com atuação concentrada no nordeste do país, a empresa se prepara para até o final de 2010 abrir lojas próprias no sul e no sudeste.
Para essa expansão, a Anne desenvolveu um plano de negócio que envolve a adoção de nova identidade, a reforma da imagem e do layout das 16 lojas localizadas em seis estados. O novo conceito foi definido com a ajuda de uma empresa de consultoria e implantado na primeira loja da marca em Salvador (BA), inaugurada há quatro meses. A construção da unidade custou R$ 370 mil. A reforma das outras 15 lojas começa no próximo ano.
“Nosso principal objetivo é entrar nos mercados do sul e sudeste, e o fortalecimento da imagem da marca foi trabalhado exatamente para isso. Muitas grifes querem fazer roupas para todos os tipos de público, mas se não há um foco determinado, o produto acaba não sendo bom”, conta Carlos Castro, diretor operacional da Anne.
Das 16 lojas próprias da marca, duas são dedicadas ao mercado atacadista, 13 atendem ao varejo e uma é o showroom. Além das lojas, divididas entre Fortaleza, Recife, Natal, Manaus, Teresina e Salvador, a marca conta com uma loja virtual há cerca de oito meses. De acordo com Castro, as vendas feitas pela internet ainda não representam muito no faturamento. No entanto, ele acredita que “cada vez mais as pessoas se adaptam a fazer compras dessa forma, e é natural que haja um aumento” nas vendas.
No momento, a empresa estuda parcerias para a área de vendas pela internet. “Até o fim do próximo ano, estaremos com uma estrutura melhor nas vendas online. Queremos disponibilizar mais modelos dentro do site, e estamos estudando parcerias e o aumento da divulgação desse serviço”, explica Simoni Guedes, do departamento de marketing da Anne. Os pedidos feitos pela loja virtual da marca são entregues em todo o Brasil.
Neste mês, a Anne comemora 25 anos no mercado jeanswear. Criada pela família Castro, a empresa passa por sua primeira transição familiar e, em breve, os irmãos Carlos e Jussara assumem a condução dos negócios. Além das lojas próprias, a Anne conta com cerca de 400 lojas multimarcas, que revendem seus produtos. A produção mensal é de 45 mil peças, sendo destas, 20 mil em jeans. Todas elas são iniciadas e acabadas na fábrica da marca, embora, alguns trabalhos, como o beneficiamento, sejam terceirizados.
A marca já elabora a coleção para o inverno do próximo ano, onde garante a skinny, alguns modelos em cintura alta e jodhpur. O denim color também marca presença na coleção, que terá lavagens escuras como destaque. “Cerca de cem modelos diferentes são desenvolvidos a cada mês e, semanalmente, há atualizações nas lojas. Não trabalhamos com coleções fechadas, então, cada uma delas ultrapassa a 600 modelos”, afirma Márcia Fernog, estilista da marca.