O projeto iniciado há dois anos pretende atender às normas da Comunidade Européia para o segmento têxtil, informou a empresa durante evento em que apresentou a cartela de cores para o inverno 2009
A fabricante de produtos químicos Basf apresentou, na semana passada durante o SC Mostra Moda Jeans, o conceito Putting Future Into Textiles, que representa a adequação de 100% dos produtos da empresa aos critérios de Ecotoxicologia Têxtil da Comunidade Européia. A partir de 2009, os produtos da Basf que não estiverem totalmente de acordo com as normas, que prevêem a preservação de recursos naturais, o consumo consciente e a proteção climática, serão retirados do portfólio da empresa, informou David Beacker, gerente da unidade têxtil da Basf.
“Estamos desenvolvendo nossos produtos com o foco na sustentabilidade há dois anos, buscando mais qualidade e resistência nos trabalhos têxteis sem prejudicar o meio ambiente”, conta o executivo. Entre os resutaldos dessa reformulação da linha, estão produtos livres de formaldeídos.
Por meio de novas técnicas, como a aplicação de produtos por meio de espuma, a empresa quer dar novas opções para a economia de água e outros recursos. O produto Color Fast Finish, por exemplo, precisa de apenas uma aplicação para que o tingimento e o acabamento do tecido sejam feitos, reduzindo o tempo do processo e, conseqüentemente, a emissão de gás carbônico na natureza.
Beacker anunciou, ainda, que a Basf conclui, em setembro, a construção de um laboratório no Brasil para o desenvolvimento de acabamentos diferenciados e efeitos especiais, cujo valor do investimento não foi revelado.
*a jornalista viajou a convite da Canatiba
*correção: a Basf informou hoje, 02 de setembro, que ao contrário do que foi publicado, ela não fez o lançamento da cartela de cores para o inverno 2009 durante o SC Mostra Moda Jeans.
foto: GBLjeans