Nova edição da Blue Journey contou com a parceria da Canatiba.
No 3º desafio da Química Intensa proposto para profissionais de desenvolvimento das lavanderias brasileiras, venceu José Leandro da Silva Nóbrega, da Benatêxtil, do Ceará. Ele concorreu com outros 23 participantes em disputa considerada acirrada neste ano. Valendo 70 pontos, o trabalho com calça que teve a menor nota recebeu 67 pontos, ressaltou Vicente Campilongo Júnior, diretor da empresa química.
Dos 80 inscritos para a 3ª Blue Journey, 24 disputaram a final. Compuseram o grupo os três melhores trabalhos de cada um dos oito polos de produção de jeans do país.
Para o 3º desafio, a Química Intensa introduziu outras mudanças. Nas duas primeiras edições, os participantes trabalharam apenas com calças dentro de critérios orientados a valorizar métodos sustentáveis de produção. No desafio atual, além do modelo de calça, os washdesigners tiveram que trabalhar com um modelo de jaqueta.
Patrocinada desta vez pela Canatiba, a Blue Journey trabalhou com as mesmas peças do começo ao fim da jornada. Para a calça, a Canatiba elegeu o Super Megaflex, denim de composição em 98% algodão e 2% elastano, enquanto para a jaqueta empregou o Madruga Vintage, denim 100% algodão.
Para indicar os finalistas, o júri avaliou 48 peças – 24 calças e 24 jaquetas – dando notas de acordo com aspectos técnicos de produção como a quantidade de processos envolvida e o tempo gasto em cada etapa. Na final, pesaram as notas de um a cinco para o potencial comercial da peça e para a criatividade e visual, avaliados em desfile. Por fim a soma combinada das duas peças – calça e jaqueta – indicou o vencedor.
CRITÉRIOS
Nesta edição a premiação mudou. Além do washdesigner, que ganhará um iPhone de última geração, a lavanderia para a qual trabalha também será reconhecida. Receberá produtos da Química Intensa suficientes para lavar 15 mil peças, comenta Júnior.
Para efeito de pontuação, a calça poderia receber até 70 pontos e a jaqueta, 30 pontos. No 3º desafio, o uso de cloro foi liberado. Os participantes receberam kits com 28 produtos da linha da Química Intensa com receitas orientativas de uso. Entre os químicos, enzima líquida para estonagem; insumos para sky oxidativo; desengomante; resina gloss que imita couro de toque macio; e a resina Athecril Brill White que promove brilho sutil de glitter. O kit recebeu a versão white mas a resina tem outras cinco cores (red, yellow, blue, pérola e green).
Na calça, o participante tinha que usar todos os produtos do kit. O desenvolvimento da jaqueta era livre.
Do júri participaram: a estilista Vanessa Covo; o gerente regional da Canatiba Anselmo Bonato; o jornalista Claudio Torelli, fundador da Duo Press; e o designer gráfico da Canatiba José Victor de Alcântara.
OS 24 FINALISTAS
Do Ceará: Benatêxtil (José Leandro da Silva Nóbrega); Guararapes (Bruno Barrile); e CityLav (José Igor).
De Pernambuco: Lavato (Patrício); Usymi (José Felipe); Nossa Senhora do Carmo (Jaqueline Macêdo).
De Goiás: Modelo (Alisson); Tok Final (Jefferson); John Cler (Talles Paulino).
Do Espírito Santo: Once Ville (Alessandro); Polo (Leonardo); Zeros (Mário e equipe).
De Minas Gerais: Stone Wash (Ivan Weitzel); Patogê (João Paulo); Souza & Cambos (Leonardo).
De São Paulo: CRW (João Boi); Cotelav (Adriano); Degradê (Antônio Marcos).
Do Paraná: Tom Blues (Marcos); Tingitec (Jhonatan); Arte e Lav (Wellington).
De Santa Catarina: Global (Jonatan); Cristal (Junior); Santo Antônio (Matheus Polla.)
PEÇAS VENCEDORAS
fotos: GBLjeans