Iniciativa da Fevabrás está em desenvolvimento junto com o Fibra Ética.
A Federação dos Varejistas e Atacadistas do Brás anunciou que vai criar um selo para combater pirataria na região. A expectativa é de “nas próximas semanas” lançar o selo para identificar lojas que vendem produtos legais. A criação do selo faz parte de ação da entidade para combater pirataria na região do Brás.
“Trata-se de uma iniciativa inédita de compliance em uma região de comércio popular, ação que consideramos bastante positiva”, afirmou ao GBLjeans Rafael Bellini, fundador do Fibra Ética, parceiro da Fevabrás no projeto.
Será do Fibra Ética o trabalho de definir indicadores e elaborar regras como a implementação de Códigos de Ética e Conduta nos estabelecimentos comerciais da região.
O Brás vai criar selo com o propósito de difundir ferramentas que ajudem a minimizar os casos de pirataria e demais ilegalidades na região, acrescentou Bellini, que já atuou no Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP) do Ministério da Justiça e no Fórum Nacional contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP).
A Fevabrás representa 20 associações comerciais do Brás. “Em uma primeira fase, temos o objetivo de cadastrar todas as lojas vinculadas aos shoppings associados à Fevabrás, alcançando aproximadamente 15 mil estabelecimentos até o início de agosto”, completa Bellini.
O selo poderá ser usado pelas empresas em materiais institucionais como sites, folders, e-mails, vitrines de lojas, catálogos e embalagens. “Mais que uma chancela, o Selo será uma ferramenta que conectará a Federação e seus associados, servindo como um certificado de empresa ética e comprometida com suas atividades comerciais e com todos em seu entorno, declarou o presidente da Fevabrás, Gustavo Dedivitis, em comunicado à imprensa.
Ele cita o exemplo da Galeria Pajé que implementou um programa de compliance. “Primeiro, estamos realizando um processo educativo e, posteriormente de exclusão de quem não estiver disposto a se adequar”, afirmou.
CALÇADÃO DA TIERS
Outro projeto da Fevabrás é a construção do boulevard da Tiers estimado em R$15 milhões. As obras de requalificação dos cinco quarteirões da rua estão previstas para começar até o final de abril.
foto: Projeto do futuro boulevard da Thiers (divulgação)