Esse foi um dos dados identificados pela pesquisa encomendada pela Invista para conhecer hábitos de uso e consumo no país de homens e mulheres de 18 a 24 anos, das classes A, B e C.
Entre novembro e dezembro de 2012, o Ibope Inteligência ouviu mil pessoas, de dez capitais, para saber delas quantos jeans compram por ano, quanto pagam por uma calça, onde compram, modelagens preferidas e mais usadas, critérios de escolha entre outros dados. A pesquisa foi encomendada pela Invista para identificar hábitos de uso e consumo de jeans no Brasil e alguns resultados desse levantamento foram divulgados na semana passada pela empresa, durante a Première Brasil. Segundo Célia Pinho, gerente de produto da área de moda da companhia detentora da marca Lycra, a pesquisa vai abastecer parceiros e clientes com informações atualizadas sobre a dinâmica do mercado consumidor.
Dos mil entrevistados, 530 são mulheres e 470 homens. Foram consultadas pessoas entre 18 e 50 anos de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Goiânia, Salvador, Recife, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, distribuídas em três faixas de renda – A/B/C. Na média, esses consumidores compram sete peças de jeans por ano, destaca Osmar Turri, gerente de atendimento e planejamento do Ibope. Os do Rio de Janeiro e Goiânia são os que mais compram – nove peças por ano. Curitiba e Belo Horizonte são os que menos renovam, adquirindo em média quatro peças por ano.
Segundo a pesquisa, 54% das pessoas dessa amostra compram jeans em magazines ou lojas de departamento. As multimarcas vêm em segundo lugar, apontadas por 51% dos entrevistados, seguidas pelas lojas de marcas, lembradas por 34%, e pelos hipermercados com 8% de indicações.
O preço médio pago em uma calça jeans pelo universo pesquisado é de R$ 95,00. Os consumidores de Brasília, Recife e Florianópolis são os que gastam mais – pagam R$ 130,00, R$ 123,00 e R$ 118,00, respectivamente, por cada peça. São Paulo e Salvador são as praças com consumidores mais cautelosos em relação a preço: a média nessas capitais é de R$ 86,00 e R$ 89,00, respectivamente, destaca Turri.
O questionário incluiu pergunta sobre marcas de jeans. De maneira espontânea, a pesquisa identificou 250 marcas apenas nesse universo. Curiosamente, os consumidores também associaram lojas de departamento como marcas de jeans. Dos homens ouvidos, apenas 22% declararam usar jeans elastizado, em contrapartida, 82% das mulheres afirmam vestir jeans com elastano na composição. E 34% do total afirmam costumar checar as informações contidas nas etiquetas de roupas.