Brechó Enjoei compra 25% do Cresci e Perdi

Brechó Enjoei compra 25% do Cresci e Perdi

Aquisição da franquia com 550 lojas faz parte da estratégia do Enjoei de estrear no varejo físico.

Brechó Enjoei compra 25% do Cresci e Perdi

O brechó online Enjoei tem no radar a expansão pela aquisição de outras empresas. Mais recentemente, em dezembro, comunicou ao mercado que comprou 25% do capital da Cresci e Perdi, especializada na revenda de roupas e outros itens para crianças, como artigos de enxoval, carrinhos e acessórios. Pela transação, o Enjoei desembolsou R$30 milhões e acertou no contrato que poderá exercer a opção de compra integral da empresa em 2028.

A Cresci e Perdi existe desde 2014, fundada por Elaine Alves Baptistella. Em quase dez anos, a empresa cresceu compondo a maior rede de franquias de produtos usados do Brasil. Atualmente, conta com 550 lojas físicas, das quais 434 em operação e outras 116 unidades em fase de implantação.

Essa aquisição compõe a estratégia do brechó Enjoei de estrear no varejo físico ao longo deste primeiro trimestre de 2024. Vai inaugurar lojas com moda adulta usada, no modelo de franquia. Entre as sinergias esperadas, o Enjoei avalia integrar as lojas físicas à malha de logística, reduzindo custos operacionais e promovendo a geração de fluxo para as lojas do grupo.

EXPANSÃO POR AQUISIÇÃO

Além da expansão orgânica com os próprios negócios, a estratégia do Enjoei inclui a diversificação das categorias de produtos comercializados mediante a aquisição de empresas.

Em agosto, comprou o ecommerce brasileiro de artesanato e produtos personalizados Elo 7, que pertencia à americana Etsy. Já no balanço do terceiro trimestre, a compra refletiu nos resultados. De julho a setembro, a receita líquida do Enjoei cresceu 50%, para R$54,8 milhões. Em nove meses, a receita líquida aumentou 25%, para R$130,8 milhões.

Antes disso, em 2021, o Enjoei já comprara o Gringa, fundado em 2020 pela atriz Fiorella Matheis. E, desse modo, entrou para o mercado de produtos de luxo de segunda mão.

“Estamos avançando em uma nova avenida de crescimento, passando a atuar em um mercado que compreende mais de 120 mil lojas de produtos second hand no Brasil, e acreditamos que esta é a forma mais eficiente para consolidar um mercado fragmentado e com alto potencial de crescimento”, declarou em comunicado à imprensa Tiê Lima, CEO do Grupo Enjoei.

Ao final de setembro, a base de compradores ativos da companhia atingiu 2,6 milhões de usuários, sendo 1,1 milhão do Enjoei e 1,5 milhão do Elo7.