BTG compara preço da cesta Shein

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Em dólar, a do Brasil é a sexta mais cara na seleção com 15 países elaborada pelo banco.

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Tomando como ponto de partida a polêmica envolvendo a taxação de compras realizadas em varejistas online estrangeiros, o BTG Pactual soltou um relatório no qual compara o preço da Shein para uma cesta de oito produtos de moda em diversos mercados. Em dólar, o Brasil aparece como o sexto mercado com a moda mais cara entre 15 países da seleção feita pelo banco.

A cesta do BTG Pactual compara os preços de calça jeans, vestido, casacos, suéter, camisetas, calçado e bolsa. Usa moeda local e converte para dólar americano. Por essa comparação, a cesta mais cara é a do Chile estimada em US$171, seguida por México, Suíça, Canadá e França. O Brasil é o sexto com a cesta de moda de US$139.

Pela ordem, a lista do banco mostra preços nos Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, Israel, Portugal, Arábia Saudita, Japão, Cingapura. A Malásia tem a cesta considerada mais barata da seleção, e a única abaixo dos cem dólares (US$97).

CONCORRÊNCIA LOCAL

Elaborado pelos analistas Luiz Guanais, Gabriel Disselli e Luis Mollo, o relatório do BTG Pactual faz uma análise, considerando que o varejo brasileiro “provou ser um ambiente difícil para players estrangeiros nos últimos anos”. Mas atrativo. Eles calculam que Shopee retira cerca de 30% de seu GMV no Brasil com a venda de vestuário, algo como R$ 6 bilhões.

“No Brasil, estimamos que a Shein alcançou R$ 7 bilhões em vendas no ano passado (contra R$ 2 bilhões em 2021)”, aponta o relatório do banco.

Destaca o que considera as três principais vantagens competitivas da Shein. Cita a velocidade de lançamento no mercado, baseada em modelo de produção sob demanda, em quantidades pequenas, a partir de um rede de fornecedores localizados na China.

A segunda vantagem competitiva é atribuída ao desempenho da varejista online na mídia social. Preços baixos representam a terceira vantagem competitiva apontada.

Sobre o plano da Shein de ter produção local, com a meta de chegar a 80% em três anos, o BTG Pactual avalia que as vantagens atuais podem ser impactadas. Considera que a varejista passará a competir sob as mesmas condições que varejistas locais, podendo levar a preços mais altos que os praticados atualmente, conclui o relatório.

PREÇOS NO VAREJO BRASILEIRO

Em seguida, apresenta a comparação da mesma cesta de oito produtos considerando Shein, Riachuelo, C&A e Renner, e preços em reais. Conforme o banco, a cesta da Shein é a mais barata custando no total R$648. A mais cara é a da Renner, estimada em R$1.089.

A cesta da Riachuelo custaria R$989 e a da C&A, R$990.

Por produto, nessa comparação, a Shein é a mais cara em camisetas. No jeans, o relatório mostra que a Shein vende calça a R$69, contra R$140 da Riachuelo e R$160 de C&A e Renner.