Cactus passa por reestruturação para refinar perfil de vendas

Nesse processo, a marca mineira reduziu produção, lançou linha Glamour e refinou a rede de multimarcas

 

A mineira Cactus passa por uma reestruturação geral e direciona os investimentos para ações que coloquem a marca em evidência em pontos-de-venda que tenham o perfil desejado. Desde o final do ano passado, a empresa enxugou e treinou a equipe de representantes, iniciou a produção de peças consideradas de maior valor agregado e passou a analisar, individualmente, cada uma das lojas multimarcas com as quais trabalha, de modo a adaptar o material de divulgação de acordo com os padrões de cada loja, como disponibilidade de espaço físico, mediante um processo em que a empresa estima gastar R$ 30 mil.

 

“Até o ano passado, tínhamos mais pontos-de-venda e mais produção, mas, as vendas eram muito aleatórias e a marca não estava conquistando o consumidor por não estar à disposição nos locais com o perfil certo. Agora, nosso número de representantes foi de dez para cinco e, no entanto, o volume comprado por cada cliente é bem maior que antes”, explica Neilma Faria, da área de gestão comercial da Cactus.

 

Desde setembro de 2008, a empresa reduziu de 180 para cem multimarcas, enquanto a produção baixou de cerca de 18 mil peças por mês para até 11 mil por mês. Segundo Neilma, a queda na produção não foi resultado da diminuição dos pontos de venda, mas, sim, do início da produção de uma linha de peças mais bem elaboradas e sofisticadas, que ganhou o nome de Glamour.

 

“Temos procurado lojas com a cara da marca e que vendam marcas boas e conhecidas no mercado. Isso nos dá mais visibilidade”, acredita a gestora, afirmando que somente o fato de selecionar melhor os clientes já trouxe bons resultados no volume de pedidos para a marca de Divinópolis.

 

Segundo Neilma, os representantes da marca fazem hoje a seleção das lojas onde a marca será vendida e a análise de quais tipos de anúncio seriam adequados a cada espaço. “Quando a equipe gestora não pode visitar as lojas, os representantes nos passam um relatório, indicando o que pode ser destacado no local”, conta Neilma.

 

O formato de apresentação das coleções da marca também mudou e, agora, ao invés de um catálogo, a marca conta com uma revista, que mostra os looks da estação, além de dar dicas de tendência, tecidos e combinações. As etapas de desenvolvimento, corte e a linha Glamour são feitas na própria empresa. Facções da região tomam conta da costura e do beneficiamento das peças da marca.

 

 

Para o verão 2010, a Cactus aposta nos vestidos e macaquinhos como peças-chave, e usa cores mais sóbrias e claras, como areia e azul, em contraste com cores fluorescentes e avermelhadas em estampas. A coleção foi inspirada no tema Oásis.

fotos: reprodução