Grandes eventos de lançamentos e negócios adiantaram as edições a partir do próximo inverno, que passa a ser apresentado em novembro; confira as novas datas em agenda montada pelo GBLjeans.
Muitos dos principais eventos de moda do Brasil anunciaram, no último mês, que as próximas edições destinadas à estação mais fria do ano, geralmente realizadas em janeiro, passarão a ser organizadas durante os meses de outubro e novembro. A mudança não vale apenas para o inverno 2013. Vai alterar todo o calendário de moda brasileiro, a partir deste ano. Entre os motivos apontados para a alteração estão acompanhar o movimento das marcas que já estavam lançando antes das feiras, especialmente as que trabalham com representantes comerciais, e evitar a convergência com os eventos internacionais sediados pelo país, como a Copa do Mundo, que inicia em junho de 2014.
Para Humberto Rebonato, diretor da FIT 0/16, a decisão de antecipar a edição de inverno 2013, em dois meses, tem relação com a “leve queda de público”, registrada nas últimas edições. Segundo o executivo, em janeiro, quando costumava ser realizada a edição de inverno da FIT 0/16, os lojistas já chegavam à feira com grande parte do estoque já abastecido por compras feitas por intermédio de representantes. “Nós queremos que a feira volte a ser lançadora de moda”, afirma o diretor.
Em comunicado oficial ao mercado, Paulo Borges, CEO da Luminosidade, empresa realizadora do Fashion Rio e da São Paulo Fashion Week, enfatiza que as mudanças eram pretendidas há algum tempo e que esta seria uma oportunidade de efetivá-las. Para adequar o calendário às novas épocas de lançamento, os eventos realizados pela empresa terão uma terceira edição, extraordinária, em outubro deste ano. E, a partir de 2013, os lançamentos de verão serão apresentados em março e os de inverno, em outubro.
Ainda segundo a Luminosidade, a revisão das datas permitiria um planejamento melhor de desenvolvimento das coleções e até uma gestão comercial mais efetiva, ao consolidar um intervalo maior entre lançamento e chegada ao varejo. “(…) as datas estão sendo revistas em função dos grandes eventos internacionais que o Brasil vai sediar; e, mais do que nunca, as marcas e a cadeia produtiva da moda estão maduras para essa grande transformação”, avalia Borges.
De modo geral, para as próximas edições de verão, que deverão ser realizadas até junho, pouca coisa foi alterada. Alguns organizadores optaram por antecipar a realização em algumas semanas. No caso da feira infantil do Grupo Ópera, o ajuste de calendário foi aplicado na edição de verão 2013, com a antecipação de duas semanas. “O ideal seria conseguir encaixar para o final de maio”, avalia Fernanda Peixoto, diretora do Ópera, que pretende efetivar essa intenção para o verão 2014.
Para a edição do inverno 2013, o evento adere aos dois meses de antecipação e realiza a feira entre os dias 26 e 28 de novembro deste ano. “Foi conversando com alguns visitantes (lojistas) que percebi a dificuldade de participação na feira devido ao fato de ser realizada em janeiro, que é o mês de férias das crianças”, conta Fernanda.
Já o Sul Fashion Week decidiu adiar a terceira edição, que seria realizada em junho para apresentar os lançamentos do verão 2013. Segundo Patrícia Lima, dona da Catarina Coletivo Criativo, realizadora do evento, os expositores reivindicavam a data do verão para o final de maio, apenas três meses depois da segunda edição, que foi realizada no final de janeiro. O curto intervalo de tempo atrapalharia a organização do inverno. ”A preferência dos expositores pela antecipação é por causa da verba disponível do lojista nas épocas de lançamento”, destaca a executiva. Com a mudança, a terceira edição do evento está programada para novembro, com as coleções de inverno 2013. E a intenção da empresa é realizar a edição destinada ao verão 2014, em maio, como prefeririam os expositores, diz Patrícia.
Em fase de ajustes
Por enquanto, os eventos que costumam dar o pontapé inicial para o desenvolvimento das coleções não confirmam mudanças bruscas na agenda. A Première Brasil que prepara a 6ª edição – destinada ao inverno 2013 -, antecipou em duas semanas em relação ao período em que realizou as edições anteriores destinadas à estação. Os organizadores do salão de negócios informam que ainda estão definindo o posicionamento em torno das estações seguintes. Com a mudança, o próximo evento será realizado entre os dias 5 e 6 de julho.
Como uma reação em cadeia, as empresas que fazem os lançamentos acompanhando as feiras também alteraram a agenda. É o caso da Vicunha, que tradicionalmente lança suas coleções na mesma semana da Première Brasil. A empresa antecipou em duas semanas a apresentação dos tecidos para o inverno 2013, com o evento sendo realizado na semana de 2 a 6 de julho.
A Tavex, que nos últimos dois anos apresentou o Bureau Tavex um dia antes do início da Première Brasil, até o momento não divulgou a data da edição referente ao inverno 2013.
O Senac Moda Informação, evento dedicado a apontar as direções de moda para as marcas, antecipou em pouco mais de um mês a edição dedicada ao inverno 2013. A data está confirmada para 23 de agosto, apenas dois meses antes dos primeiros lançamentos de coleções de inverno previstos para novembro.
Calendário atualizado
Para facilitar o planejamento da agenda profissional, o GBLjeans preparou um calendário com as novas datas de alguns dos principais eventos de moda do país.
fotos: GBLjeans (calendários) e divulgação (Desfile Fashion Rio: Cris von Ameln/Agência Fotosite)