Camila Malhas cresce como PL

Há 15 anos como prestadora de serviços, a empresa de Blumenau (SC) participou da 10ª Texfair para diversificar carteira de clientes

 

Com sede em Blumenau (SC), a Camila Malhas há 15 anos atua como PL (private label) na área de malhas. Nesta 10ª edição da Texfair (Feira Internacional da Indústria Têxtil), que termina nesta sexta-feira, 15, a intenção da empresa é diversificar a carteira, ampliando o número de clientes sem aumentar o volume de produção.


A
tualmente, a Camila produz de 200 mil a 250 mil camisetas por mês. “Podemos atingir 300 mil peças por mês sem que seja preciso alterar a estrutura industrial em operação. Acima desse patamar, seria preciso avaliar o investimento necessário para a expansão e para garantir a manutenção da estrutura atual que é flexível o bastante para atender as exigências da moda atual”, diz André Stoll Barri, diretor da malharia.

A empresa bate a malha, corta e costura. Terceiriza a parte de tinturaria e desde o ano passado também a parte de lavanderia. A área de beneficiamento foi arrendada para uma empresa que se tornou parceira da Camila.

Mudanças

A malharia começou em 1984 como marca feminina. Ao longo dos dez anos seguintes, lançou ainda uma linha masculina. Em 1994, fechou os primeiros contratos de PL, atividade que evoluiu gradativamente e hoje responde por toda a receita da empresa.

No início da década de 90, produzir com a marca de outros era atividade recente no Brasil. O cliente escolhia os modelos a partir do mostruário da empresa, escolhendo entre cores previstas na cartela. Os acabamentos eram poucos. A situação atual é diferente.

 

Embora ainda haja clientes que continuam a atuar no modelo tradicional, eles são poucos. O executivo explica que alguns desenvolvem a própria coleção, com modelagens, cores e acabamentos definidos, terceirizando a produção. “E tem aqueles que contratam desde o desenvolvimento da coleção”, observa ele. Entre as marcas de jeans já atendidas, o executivo cita Damyller, Dopping e TNG.

 

 

* A jornalista viajou a convite da Texfair

foto: divulgação / Edson Pelence