No lugar de investir em fábrica própria, empresa avalia a demanda de mercado com uma linha enxuta de 6 bases.
Adiado por três anos, o plano da Capricónio de produzir sarja deu a partida no primeiro semestre de 2024. De modo suave, a Capricórnio inicia a produção de sarja com um parceiro industrial, diferentemente do projeto original de investir em linha de manufatura interna. “Estamos fazendo um volume ainda pequeno para entrar no mercado e entender o mercado”, explica ao GBLjeans, João Bordignon, diretor de marketing, inovação e tecnologia da empresa.
Conforme o executivo, o parceiro industrial é a Covolan. A Capricórnio inicia a produção com seis bases de sarja, sendo dois artigos rígidos em 100% algodão, dois elastizadas e dois em construção cetim. Para venda, a cartela de cores é clássica, com PT e tons como branco, preto, marinho, cáqui e bordô. “É um produto diferente do denim, então, temos uma curva de aprendizado. Mas a gente acredita que também é uma avenida de crescimento para a empresa”, avalia o diretor.
Também no primeiro semestre, a Capricórnio deu os primeiros passos em exportação, ao participar pela primeira vez da Colombiatex. Para concorrer no mercado latino, fez parceria comercial com a Fabricato, que distribuirá a linha de denim da Capricórnio no mercado latino. Bordignon prevê que as vendas externas não chegarão a 5% da produção em 2024. Contudo, para 2025, acredita na viabilidade de alcançar 7% do total.
DESAFIOS
Depois de registrar desempenho considerado recorde em 2023, com receita líquida de R$722 milhões e lucro líquido de R$158 milhões, a Capricórnio prevê rentabilidade menor em 2024, sem perder a participação de mercado conquistada ao atingir 62 milhões de metros de denim produzidos. Para 2025, a expectativa é manter o volume próximo a esse patamar e melhorar a rentabilidade, diz o diretor.
Outra frente de investimento da Capricórnio em 2025 será refinar a experiência dos clientes da companhia sobretudo em logística, mediante automação de processos, como a rastreabilidade de pedidos, conta.
LANÇAMENTOS
Na semana de lançamentos das têxteis, que começou por eventos realizados na cidade de São Paulo, a Capricórnio anunciou novos tingimentos em artigos já consagrados em venda e denim de camisaria com poliamida.
A família Original Denim lança o tingimento Dark Blue, que estreia no Algarve, denim 100% algodão com peso de 12oz. Outra novidade é o acabamento Glow Coating, que chega ao mercado no Algarve Light Black Glow, denim 100% algodão de 10oz que apresenta efeito de brilho glitter.
Para camisaria, a empresa lança o Eva, denim com 5,5 oz de peso e construção cetim na mistura de 77% de algodão e 23% de poliamida, com tingimento Intense Blue.
Na família Flat, o fabricante destaca o retorno do Mali, um denim super stretch, que apresenta 65% de alongamento.
fotos: divulgação