Também faz parte dos novos projetos da companhia publicar relatório de sustentabilidade, previsto para ser divulgado em 2021.

Em webinar realizado na manhã de hoje, 29 de julho, a Capricórnio anunciou que lança coleção em outubro, mudança atribuída à pandemia de covid-19, que atingiu em cheio o calendário das têxteis brasileiras. Depois do período de quarentena, a empresa anuncia também outros projetos. Um deles é a decisão de passar a publicar anualmente o Relatório do Movimento para a Sustentabilidade. A intenção é começar
no primeiro semestre de 2021, afirmou a companhia, com exclusividade, ao GBLjeans.No documento pretende incluir o status e detalhamento das ações realizadas em cada um dos pilares construídos com base nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas). “Nossas ações de sustentabilidade já vêm sendo aplicadas há bastante tempo. O Movimento para Sustentabilidade é um projeto de longo prazo, estruturado, que servirá de base para agrupar e guiar nossa atuação, além de apoiar à divulgação. Nesse primeiro momento estabelecemos compromisso com oito dos 17 ODS, por estarem bem alinhados com nosso propósito de marca e nossos negócios”, explica a Capricórnio.
Os compromissos foram incluídos na nova versão do site da empresa, liberada há cerca de duas semanas. Entre os projetos mencionados está o de zerar os resíduos gerados no processo. “Assim, o projeto terá dois focos, a diminuição na geração de resíduos e a transformação dos nossos resíduos em matéria prima para outras indústrias ou para nosso próprio ciclo produtivo. Hoje, por exemplo, já doamos madeira de pallets para uma empresa que constrói móveis. O objetivo é fechar o ciclo com todos os resíduos”, comentou o fabricante que opera com duas plantas no interior de São Paulo.
INVESTIMENTO EM DIGITALIZAÇÃO PARA AGOSTO
Outra frente de projetos prevê para agosto o start do programa de transformação digital da Capricórnio. Será liderado por João Bordignon, que a partir de agora é diretor de marketing e TI. O head da área de tecnologia é Marcos Peron. “É um projeto de longo prazo, com alto investimento, e com o objetivo de melhoria contínua de todos os processos internos com apoio da tecnologia. Isso certamente irá impactar positivamente nossos clientes, trazendo muito mais assertividade, agilidade e qualidade”, adiantou a companhia ao GBLjeans.
PREVIEW DE COLEÇÃO DA CAPRICÓRNIO
Para o esquenta da temporada, além do site atualizado, que estava fora do ar havia um ano, a Capricónio lança uma base e anuncia a contratação de Giu Castelo Branco como coolhunter. A nova base do portfólio da Capricórnio é o Grael. Tecido de 10,5oz e elastano de conforto (25% de stretch), descrito como tendo ring bem marcado. Para esse artigo, a Capricórnio lança três opções de tingimento: black; blue/black; ou azul intenso. Avalia que será atrativo para o mercado de calças jeans masculino.
Na abertura do webinar, Alexandre Correa, diretor comercial do fabricante, disse que o período de paralisação forçado pela pandemia de covid-19 foi usado pela empresa para fazer ajustes técnicos nos tecidos. Por isso, avisa que o book de novembro do ano passado está desatualizado. Portanto, a consulta deverá migrar para a aba de produtos do novo site. Ali estão divididos em cinco famílias: Original Denim (100% algodão); Light Denim (leves); Comfort Denim (stretch baixo); Flat Comfort Denim (construção cetim); e Poli Comfort Denim (com poliéster na composição).
APRESENTAÇÃO DE TENDÊNCIAS
Em sua participação de estreia, Giu abordou no webinar as tendências das próximas temporadas desenhadas a partir de quatro temas. Em Refúgio destacou a busca por conforto, saúde, proteção, aconchego e valorização da memória afetiva. Aqui, diz, prevalecem as formas confortáveis traduzidas em cortes amplos, como as calças superwide de jeans para as mulheres, já mostradas na passarela internacional. Ou em calças de jeans elásticas, mas, de uso confortável. O stonewash é uma das lavagens assumidas no tema.
A segunda tendência recomendada é a Reset. Na verdade, é a fase anterior ao modo de redefinir. Assume aspectos sombrios combinados a elementos do luxo representando o medo das incertezas atuais. Abre espaço para a estética grunge e punk da década de 1990. Destroyed, black e elementos decorativos, como tachas, traduzem o cenário na moda. Para efeitos no jeans, ela destaca acidwash, overdyed e bleached.
Conecte-se é o terceiro tema que valoriza o foco na construção do design do produto. O jeans é limpo, sem lavagens de transformação, para realçar o desenho da peça. O quarto tema trata do Hiperlocal, de proximidade do consumo e levar para a moda técnicas artesanais como o patchwork e o tie-dye.