Cedro adota nova logomarca

A mudança será apresentada junto com o lançamento da coleção para o inverno 2010, a partir desta terça-feira, 11, em Belo Horizonte (MG)

 

Prestes a completar 137 anos, comemorados na próxima quarta-feira, 12 de agosto, a Cedro adota nova logomarca em estilo mais moderno, passando a assinar Cedro Textil. A última mudança de marca corporativa é de 1997, quando a empresa estreou no mercado brasileiro de denim.

A nova logomarca

 

A mudança atual não tem um motor de direcionamento específico como a de 12 anos atrás. A idéia agora é transmitir ao mercado a imagem de uma empresa que acompanhou o tempo, afirmou ao GBLjeans o presidente da Cedro, Aguinaldo Diniz Filho. “A Cedro vem mudando desde 1872, em funcionamento ininterrupto. Sou hoje o funcionário mais antigo da empresa, trabalho aqui há 38 anos, e vejo a evolução em produto, inovação, qualidade, atendimento, comprometimento da equipe, responsabilidade corporativa. Os investimentos são constantes”, destacou o executivo.

 

Por isso, diz, a nova identidade representa a continuidade. A tipologia da marca foi preservada, assim como o azul, que ganhou brilho. O símbolo anterior da trama desenhado acima da palavra Cedro foi substituído por duas curvas paralelas que remetem à folha do tecido. “O propósito é passar a imagem de agilidade e vitalidade da empresa, de proximidade com o mercado”, enfatiza Cássia Silveira, gerente de marketing moda da empresa.

 

A nova identidade visual será apresentada formalmente ao mercado nesta terça-feira, 11, em Belo Horizonte (MG), junto com o lançamento da coleção 02/2010, de inverno. Estão previstos mais dois workshops, em São Paulo (SP) e Caruaru (PE), com a mesma finalidade.

 

De acordo com Diniz Filho, a nova marca “desabrochou dentro da companhia”. Amparada por essa adesão, a empresa decidiu fazer o lançamento primeiro para o público interno, em uma ação sincronizada que durou todo o fim de semana. Ao chegarem para trabalhar na segunda-feira, 27, os 2,65 mil funcionários diretos da Cedro encontraram a empresa completamente adaptada à nova identidade visual e naquele dia todos vestiram a camisa com a marca atual.

 

A mudança começou a ser desenhada a partir de uma pesquisa encomendada pela Cedro para ouvir os desejos e as impressões dos clientes sobre o mercado, lembra Cássia.

 

Passagem do tempo

 

A Cedro foi fundada no século 19, em 12 de agosto de 1872, criada pelos irmãos Antônio, Bernardo e Caetano Cândido Mascarenhas, sob o CGC 0001, destaca a empresa. A fundação dela é anterior, por exemplo, à invenção do telefone, em 1876, e à Proclamação da República do Brasil, em 1889. Em 2 de abril de 1883, nascia a Companhia Cedro e Cachoeira (CCC) como resultado da fusão da Mascarenhas & Irmãos (fábrica do Cedro) com a Mascarenhas & Barbosa (fábrica da Cachoeira).

 

A empresa chega ao final da primeira década do século 21 com quatro unidades industriais e capacidade para produzir 168 milhões de metros de tecido por ano.

 

 

 

 

 


Lançamentos inverno 2010

 

Com a retomada do mercado brasileiro, a Cedro ampliou o mix de produtos para a coleção do inverno 2010. São 15 novos artigos para o Denim 2010 entre três grupos de produtos: Cedroflat, Cedroskin e Denim Leve. Em maio, a empresa já lançara dois artigos mistos com poliéster e elastano – Florence e Belvedere. O atual catálogo inclui também as versões em black do Balta e do Biscay, ambos em 100% algodão.

 

Os Colours 2010 trazem quatro novidades. O Cerisma, como antecipou o Canal Especial do GBLjeans, na edição que está no ar, é uma sarja 9 oz bi-stretch, ou seja, tem elastano no urdume e na trama. O Cedrodenim Colour de 10 oz combina estrutura, efeito e peso favorecendo lavagens que exploram efeitos próprios do denim, como puídos, bigodes e sobretingimentos.

 

O Cedrocronos é uma sarja 100% algodão com efeito cotelado. O Cedroneon também é 100% algodão, indicado pela empresa como uma boa opção de base para estampados. A coleção Colours de inverno marca, ainda, o retorno dos estampados da Cedro, já noticiado pelo GBLjeans.

 

 

 

fotos: divulgação