A empresa abre primeira loja no final de abril e planeja mais quatro em dois anos
Na busca por aproximar a marca de seu consumidor, a Cipolla Jeans abre no final de abril a primeira loja de rua, na Vila Pita, no bairro Aldeota, em Fortaleza. Depois de quatro anos comercializando as peças da marca apenas na loja da fábrica, em Barra do Ceará (pólo de confecções do estado), a empresa dá mais um passo no trabalho de posicionamento iniciado há cerca de três anos com o desenvolvimento de coleções e catálogos da marca.
De acordo com Bianca Cipolla, gerente de desenvolvimento de produtos da marca, a Vila Pita foi escolhida por ter um público alternativo interessado em artes, características do consumidor da marca. Está nos planos da empresa abrir outras quatro lojas nos próximos dois anos, divididas entre Fortaleza, Recife e Natal.
Há 14 anos no mercado, a Cipolla nasceu originalmente para atender o segmento de PL (private lable), atendendo grifes como a Daslu e magazines como o grupo Esplanada . Há quatro anos, a marca própria foi desenvolvida para escoar os saldos de produção, com as peças sendo vendidas numa loja aberta na fábrica, conta Bianca. Hoje, 7% da produção é dedicada à marca própria, atingindo cerca de 2.100 peças por mês. “Mas a idéia é atingir os 25%”, afirma a gerente.
Anualmente três grandes coleções são lançadas pela marca com complementos nos intervalos entre elas, sendo que do total produzido 70% são peças femininas. Na coleção de outono/inverno, que será apresentada junto com a nova loja, peças em malharia serão adicionadas ao catálogo, como complemento à linha de calças, saias, jaquetas da marca.
Produção mista
Entre marca própria e PL, a Cipolla sustenta produção mensal estimada em 30 mil peças, confeccionadas em denim e sarja. Para PL, produz cerca de 6 mil peças por mês em gabardine e oxford. A parte de malharia ficará restrita às coleções da própria marca. O jeans e a sarja são responsáveis por 83% do faturamento e os 17% restantes correspondem as roupas com outros tecidos.
Com 159 funcionários, a fábrica Cipolla também faz internamente os lixados, rasgados e puídos das peças em jeans, mas terceiriza os demais serviços por não dispor de tratamento de efluentes. A confecção chegou a fabricar 50 mil peças por mês, mas foi reduzindo o volume nos últimos cinco anos, atingindo corte de 40%.
Segundo Bianca, atualmente, a marca própria é responsável por 25% do faturamento da empresa, do qual ela não informa valor. Entre os planos, estão estruturar um modelo de franquia para a marca e contratar representantes comerciais para multimarcas. Além disso, a Cipolla, que exporta podução em PL duas vezes ao ano, planeja a longo prazo vender coleções da marca para os Estados Unidos, a Europa e a África.
fotos: reprodução/Cipolla