ABF e APEX promovem programa de capacitação para marcas e redes interessadas em atuar no mercado internacional, no início do ano que vem.
Entre março e abril de 2016, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) irão promover a 10.ª edição do Programa Internacionalização e Competitividade – Inter-Com, voltado para empresas que atuam no varejo com o modelo de franquia. A novidade de 2016 é a formatação do programa construída em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). Segundo a ABF, atualmente, 106 redes brasileiras (uma a mais do que havia em 2014) têm operações internacionais.
Dividido em duas partes, o módulo 1 do programa será realizado em 8, 9 e 10 de março e o módulo 2 em 5 e 6 de abril, na unidade da Dom Cabral na capital paulista. Do valor total do curso por participante, de R$ 14.400,00, a Apex-Brasil subsidiará R$ 12.400,00. São 30 vagas e haverá processo seletivo, informa a ABF. A entidade conta que a iniciativa visa aperfeiçoar as competências para gerir o processo de internacionalização da rede, além da troca de experiência com executivos que enfrentam o mesmo desafio. Nos últimos quatro anos, 270 executivos participaram do programa.
Entre as redes da área de vestuário com atuação no exterior estão Dudalina, Puket (que acaba de estrear no Peru), Cantão, Colcci, Lilica Ripilica e Hering.