Com a programação de 26 desfiles, organizados em quatro dias, o evento termina amanhã, 8, com a entrega do primeiro Dragão de Ouro, premiando profissionais e empresas de moda do Ceará
Fiel ao conceito de evento autoral, o Dragão Fashion Brasil comemora a 10ª edição incorporando novidades, como a entrega do primeiro Dragão de Ouro a profissionais e empresas de moda cearenses, marcando o final das atividades amanhã, 8, em Fortaleza. “É emocionante olhar para trás. São dez anos de muita luta e conquistas”, disse o organizador e idealizador do evento, Claúdio Silveira, durante a abertura oficial da programação de desfiles, no domingo, 5.
Ele lembrou da importância do incentivo de parceiros, alguns de longa data como a Santana Textiles, que está desde o início, e outros mais recentes, como o governo do Ceará, que pela primeira vez liberou verba para o evento. “A moda do Ceará tem muito potencial e o Dragão prova que o cearense é capaz e traz reconhecimento para o nosso povo”, afirmou o governador Cid Gomes.
Durante a abertura oficial, a diretora administrativa e vice-presidente da Santana, Verônica Perdigão, também ressaltou a importância do evento para a indústria cearense de moda. “Fazer moda no nosso estado não é fácil e ter esse reconhecimento e a repercussão que o evento ganhou é muito gratificante para nós que estamos participando desde a primeira edição”, afirmou ela.
O presidente da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Aguinaldo Diniz Filho, que também preside a Cedro, destacou que valorizar matéria-prima nacional e a mão-de-obra brasileira são requisitos importantes para combater a crise econômica que atinge diferentes setores. “A crise econômica atingiu sim o mercado nacional e afetou as indústrias têxteis. Mas, ainda assim, é um setor forte que gera 1,7 milhão de empregos diretos por ano. Por isso, a indústria deve acreditar e investir no seu produto para superar essa fase com galhardia”, recomendou Diniz.
Falando da própria empresa, o executivo disse a Cedro contabilizou queda de vendas entre dezembro e fevereiro. Mas que os negócios voltaram a aquecer a partir de março. Diante desses sinais, ele estima que a empresa manterá este ano o nível de produção atingido em 2008, de 160 milhões de metros, entre denim e sarja.
Programação
O DFB começou no dia primeiro de abril com uma exposição multimídia fazendo a retrospectiva dessa década, através de painéis de fotos e vídeo, além da exibição de peças de designers que se projetaram no cenário nacional a partir das passarelas do Dragão.
Esta edição contará com 24 desfiles de marcas e estilistas, além de duas entradas com a apresentação de peças desenvolvidas por estudantes de Moda selecionados pelo Novo Concurso de Novos.
*a repórter viajou a convite da organização do Dragão Fashion Brasil