Edição de estreia da Première Brasil reunirá expositores nacionais e estrangeiros

Até o início de dezembro, a feira fechara com 49 empresas, das quais 20 estabelecidas no país; da área de jeans participam companhias como Tavex, Cedro, Santanense, Canatiba, Horizonte e Wash Brasil

A Première Vision estreia a edição brasileira de uma das mais importantes feiras do setor têxtil em janeiro, entre os dias 20 e 21, na cidade de São Paulo, para apresentar os lançamentos de tecidos, fios, fibras, aviamentos e desenhos para estamparia destinados às coleções do verão 2011. Até o início de dezembro, o evento criado a partir da parceria entre a Fagga Eventos e a Première Vision atraiu 49 expositores, mas a expectativa dos organizadores locais é abrir o salão Première Brasil com 60 empresas.

 

De acordo com Andréia Repsold, vice-presidente da Fagga Eventos, o critério de seleção são empresas que tenham ao menos dois lançamentos de coleção por ano e que sejam fabricantes. A previsão é receber 2,5 mil profissionais nos dois dias de evento, entre estilistas, confeccionistas e outros profissionais da área de moda, predominantemente do Brasil e mediante convite enviado pela organização. Virão também compradores de países da América do Sul, em comitivas organizadas pelo programa Apex-Brasil, com apoio da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil).

 

O evento terá seis áreas de exposição para facilitar a organização dos expositores e a visita dos compradores, conta Andréia: Denim & Sportswear; City & Glam, dedicada a lãs, alpacas, tricolines, seda, cetim, rendas, bordados, tafetás, entre outros; Sport & Beach; Yarns & Fibers; Designs; e Accessories, que reúne a parte de aviamentos.

 

Ela destaca, ainda, a programação para difusão de informações de moda com o Fórum de Inspirações, espaço que reúne orientações gerais sobre tendências de tecidos, cores e acabamentos com apresentação dos melhores produtos lançados pelos expositores; e as duas edições diárias denominadas Conferências de Moda sobre cores, estruturas e comportamentos do verão 2011, apresentadas sob o comando da diretora de moda da Première Vision, Pascaline Wilhelm. A cartela de cores para o verão 2011 estará exposta em um grande painel. “A cartela de cores será apresentada pela primeira vez no hemisfério sul e antes de todo o mundo”, salienta a executiva, lembrando que a Première Vision de Paris está marcada para 9 a 12 de fevereiro.

 

Segundo Andréia, a edição brasileira consumiu investimento de R$ 3 milhões entre a organização e a divulgação do evento. A Première Brasil segue o modelo internacional de trabalhar com estandes padronizados e prontos para o uso.

 

Na área de Denim & Sportswear participam Tavex, Cedro, Santanense, Canatiba, Horizonte e Wash Brasil, entre outras empresas. A Cedro vai lançar a coleção 01/2011. Além de considerar a participação na feira uma oportunidade de “fortalecer o posicionamento como uma das principais fornecedoras de tecidos do país”, a Cedro avalia que a apresentação da nova coleção ocorre no timing adequado para o mercado.

Nossa expectativa é de que, além de uma visitação de compradores nacionais, a organização do Première Vision com seu know how e com sua divulgação possa atrair a presença de compradores internacionais para o evento”, diz Marli Vernille Guth, gerente de marketing da Canatiba.

 

Também a Horizonte espera iniciar contatos e negociações com clientes nacionais e estrangeiros durante os dois dias da feira, conta Josiane Paiva, do marketing da empresa. Para o evento, a Horizonte vai lançar o book de tecidos e malhas, além da cartela de cores para o verão 2011. Segundo Josiane, o destaque é a linha Stretch, com uma nova família de tecidos com elastano, como a sarja Sandoa Stretch (foto abaixo).


A Wash Brasil decidiu participar do evento em função do peso da marca Première Vision e pela fase atual da empresa, que reúne a lavanderias Wash Brasil, em Juiz de Fora (MG), a lavanderia Wash Nordeste, em Horizonte (CE), e a Wash Consulting. “A Wash não é apenas uma lavanderia, não vendo apenas processos. Temos estrutura e condições para serviços de consultoria em desenvolvimento de coleções, de efeitos, lavagens, modelagem, pilotagem”, explica Marcelo Bezerra, sócio da empresa. Ele adianta que a Wash apresentará 80 peças, desenvolvidas com os conceitos e direções da moda previstos para o verão 2011.

 

As empresas que vão expor
(
lista atualizada até 07 de dezembro)

 

 

Empresa

Tamanho do estande

 

 

 

Canatiba

100 m2

BR

 

 

Cedro

100 m2

BR

 

 

Santanense

100 m2

BR

 

 

Tavex

100 m2

BR

 

 

Miroglio Textile

72 m2

Itália

 

 

Sultextil

56 m2

BR

 

 

Horizonte

36 m2

BR

 

 

Lenzing Fibers

36 m2

BR

 

 

Doptex

30 m2

BR

 

 

Tecnoblu

24 m2

BR

 

 

Vialegeno Disegni

20 m2

Itália

 

 

Antex

18 m2

Espanha

 

 

Can Tekstill

18 m2

Turquia

 

 

Cataguases

18 m2

BR

 

 

Dalutex

18 m2

BR

 

 

Farbe

18 m2

BR

 

 

G. Vallone

18 m2