A experiência do proprietário como consultor ajuda na composição das coleções e no relacionamento com os fornecedores da loja de Brasília
Inaugurada em novembro de 2007 na cidade de Brasília, a Empório Multimarcas foi aberta com o objetivo de concentrar boas marcas nacionais em uma mesma loja. Tendo como público principal jovens das classes A e B da cidade, a loja dedica metade dos produtos para o jeans. Atualmente, a loja comercializa marcas como Cavalera, Herchcovitch Jeans, VRom, Opera Rock, Triton, Zoomp e Zapping, e conta com produtos de todas as faixas de preço, de forma a manter a clientela fiel.
“Não trabalhamos com coleções antigas, mas temos todas as faixas de preço na loja e aceitamos pagamento em até seis vezes”, conta Márcio Faria Junior, proprietário da Empório. De acordo com ele, sua experiência no segmento de moda supervisionando as marcas de Tufi Duek acabou abrindo portas para a negociação com fornecedores.
“Trabalhei nesse meio por 20 anos, então, há mais facilidades para os negócios. Vou aos showrooms e às fábricas das marcas antes do lançamento das coleções para escolher o que será vendido na Empório. E, se algum modelo não se adequa ao perfil do público da loja, por exemplo, ainda é possível pedir para que façam pequenas mudanças”, ressalta Faria. A entrega dos produtos comprados é feita de maneira programada, garantindo as novidades para quem vai à loja regularmente.
Segundo o proprietário, informações sobre as vendas das marcas dentro da loja também são repassadas às confecções. “Como compramos nos baseando no gosto de nossos clientes, sabemos o que não agrada e isso é relatado às marcas”, comenta. A cada coleção a empresa compra cerca de 700 peças de cada marca, sendo 60% delas dedicadas ao público feminino e o restante ao masculino. A loja comercializa, também, acessórios como bolsas, cintos, bonés e carteiras, que representam 20% dos itens comercializados. A malharia responde pelos outros 30% dos produtos vendidos.
Consultoria de moda
Há cinco anos na capital federal, a empresa Consult, de Márcio Faria Junior, presta consultoria ao mercado de varejo da região, sobretudo nas áreas de capacitação e treinamento de profissionais. “Meu trabalho na época exigia que eu voltasse para São Paulo, mas tinha muitos contatos do ramo por aqui e resolvi abrir o negócio, principalmente, para realizar um sonho meu. O objetivo da Consult é aperfeiçoar marcas que já são mais estáveis no mercado da moda, descobrindo as melhores oportunidades de melhorar seus serviços e estabelecer uma boa relação com seus clientes”, explica o proprietário da empresa brasiliense.
De acordo com ele, a empresa intermedia todo o tipo de relacionamento para seus clientes, como compra e venda de produtos, representações, relações com fornecedores e consultoria jurídica. Todas as iniciativas têm como objetivo a abertura de mais pontos-de-venda das marcas clientes e o aumento da qualidade de seus produtos, além da geração de novos empregos para a região, descreve.
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