Expansão por franquias continua em ritmo mais contido e para multimarcas novidade será site BtoB previsto para o segundo semestre
Diante das incertezas do mercado neste início de ano, a Equus reviu o ritmo da expansão planejada para 2019, embora o varejo continue sendo o principal canal de crescimento da empresa. A expectativa é abrir pelo menos oito unidades no ano, considera Carol Monteiro, diretora geral da empresa. Quatro delas já estão encaminhadas para serem inauguradas neste primeiro semestre, conta a executiva. O plano inicial era abrir 12 lojas.
Atualmente, a Equus opera com 33 pontos de venda de varejo, além da loja online própria aberta há cerca de um ano e meio. Os dois canais já estão com o inverno na vitrine, estação para a qual foram desenvolvidos em torno de 500 modelos, dos quais metade corresponde à linha de jeans. A produção do jeans da marca é própria, inclusive com lavanderia industrial. Em média, são produzidas 15 mil unidades por mês.
Para a coleção Equus Future, a marca de moda feminina investiu em denim que tem na composição algodão de cultivo sustentável, tendo tag para sinalizar as peças que usam o tecido. Também incluiu modelos com denim 100% algodão para aplicar efeitos destroyed e na ponta oposta trabalhou artigos ultrastretch, mas confortáveis, ressalta. Como a sarja voltou, a Equus trabalhou bases resinadas de aspecto de couro e modelagens de alfaiataria. No jeans, a marca colocou paetês e pelo fake nos detalhes.
No geral, a coleção está baseada em quatro macrotendências de estilo, diz a Equus. O Esportivo de luxo absorveu tecidos empregados em roupas para esporte mas com estampas sofisticadas. O Futuro Retrô revisitou as décadas de 1980 e 1990, assumindo lurex, tecidos metálicos, plissados, casacos com cavas deslocadas, vinil, raincoat e plastificados. O Folk reuniu estampados florais em vestidos de corte fluido, camisas e blusas com babados e laçarotes, t-shirts e camisa com franja, calça flare com lavagens dirty ou empoeiradas de cintura alta, detalhes de veludo cotelê, aplicações e cortes western. No Couture, o estilo buscou levar a alfaiataria para o streetwear.
NOVIDADES PARA AS MULTIMARCAS
De acordo com Carol Monteiro, a Equus está buscando novas estruturas para o canal multimarcas. Entre as novidades está o desenvolvimento de um site BtoB, a ser lançado no segundo semestre. Inicialmente, a intenção é facilitar as compras de reposição pelos lojistas e oferecer mais agilidade ao processo de vendas. As multimarcas são hoje atendidas por quatro lojas de pronta entrega: Bom Retiro e Mega Polo Moda Brás, na capital de São Paulo; em um centro atacadista de São José do Rio Preto, interior paulista; e em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.