O I Seminário Nacional de Moda começa neste domingo, 26, em Salvador (BA), reunindo 150 delegados que representam diferentes segmentos do setor
Começa nesse domingo, 26, o I Seminário Nacional de Moda que será realizado em Salvador, na Bahia. Até quarta-feira, 29, 150 delegados de moda recém-selecionados para representar os vários segmentos da moda, discutindo uma série de temas, incluindo recomendações para a definição de políticas públicas para o setor. Desses 150 delegados, 50 serão representantes regionais –dez de cada região do país, enquanto os outros cem profissionais serão divididos de acordo com o setor em que atuam na cadeia produtiva da moda: criadores e autores; universidades e associações; empresas jurídicas do setor e membros do atual grupo de trabalho de moda, ligado ao CNPC. Entre os nomes estão: Jum Nakao, Walter Rodrigues, Ronaldo Fraga, Geni Ribeiro e outros.
Os delegados foram selecionados por uma comissão composta por dois participantes da Pré-Conferência Setorial de Moda (Viviane Martins e Cassiane Dantas), dois representantes do Grupo de Trabalho de Moda da CNPC (Fernando Molinari e Graça Cabral), dois representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Talita Sormim Saito e Fernanda Borcorny Messias) e dois representantes da Secretaria de Políticas Culturais (Afonso Henrique Martins Luz e Thalles Rodrigues Siqueira).
O seminário será o primeiro desdobramento da II Conferência Nacional de Cultura, realizada em março, quando o Ministério da Cultura iniciou sua relação com o setor. Nesse contexto, a moda passa a ser compreendida também como uma linguagem artística. A homologação do Ministério da Cultura, certamente fará romper certos paradigmas sobre a área, entre eles, a ainda corrente associação da moda com a futilidade. Dessa forma, teremos o reconhecimento da moda como parte da cultura material.
O encontro objetiva reunir os diversos elos da cadeia produtiva da Moda procurando construir uma visão comum para as políticas públicas do setor, além de discutir as diretrizes de futuros programas dentro do Ministério da Cultura. Durante o evento, serão abordados os seguintes temas:
– Políticas culturais para o setor de Moda;
– Design e Moda na diversidade cultural;
– Moda, Cultura e Economia Global;
– Moda e Sustentabilidade;
– Redação de Diretrizes Setoriais da Moda;
– Viéses da Moda;
– Moda e Contemporaneidade;
– Circuitos Regionais
Sem dúvida, “A Cultura está na Moda”.
* Célia Santos, delegada no I Seminário Nacional de Moda, em colaboração para o GBLjeans