Em quatro dias de evento, as fábricas vendem o equivalente a 60% da produção mensal, com reflexo nos meses seguintes ao lançamento e forte participação do jeans
O anúncio das coleções de verão 2009 das confecções que trabalham com pronta-entrega de Cianorte atraiu para a cidade 6 mil lojistas. De acordo com Alberto Nabhan, vice-presidente do SinVest (Sindicato do Vestuário de Cianorte), nos quatro dias que dura a Expovest, as lojas vendem o equivalente a 60% da produção mensal. Segundo ele, as vendas de pronta-entrega atingem 800 mil peças por mês, respondendo por 10 milhões das 60 milhões de peças produzidas por ano pela indústria da cidade.
A presidente da Expovest, Lúcia Figeiredo, estima que o evento deste ano, que começou oficialmente no domingo, 20, termina nesta quinta-feira, 24, gere negócios avaliados em R$ 20 milhões, entre compras realizadas no período da feira e os meses seguintes. A expectativa dela era atingir aumento de 30% sobre os resultados do ano passado.
APL CIANORTE/ MARINGÁ
A participação do jeans em Cianorte é expressiva em toda a cadeia produtiva local, mas de difícil enquadramento. De acordo com o coordenador executivo do APL Cianorte/Maringá, Marcelo Rodrigues, “somos responsáveis por 20% do jeans produzido no país”. Ele informa que a proposta para realizar o censo econômico da região em 2009 foi encaminhada ao governo estadual e aguarda resposta.
A intenção é determinar não só quantas empresas operam na região, mas identificar os segmentos em que atuam, conta. Segundo o prefeito, Edno Guimarães, metade das 450 confecções estabelecidas na cidade produz jeans. “Cianorte, Maringá e Londrina é um dos maiores pólos do Brasil em jeans e tem uma característica diferente de outras regiões por ser ao mesmo tempo um pólo de produção e comercial”, analisa Marli Vernille Guth, gerente de marketing da Canatiba, tecelagem que patrocina a Expovest desde o início. Nesta edição de aniversário, a empresa criou um drinque especial de coloração azul para servir aos convidados na estréia do evento.
Na passarela
Na edição de verão, a programação da Expovest incluiu dois dias de desfile geral, além das sessões realizadas nos centros atacadistas, a cada duas horas. A organização dos desfiles principais ficou a cargo de Ed Benini, que escolheu 120 looks entre todas as empresas, que mais correspondiam às diretrizes de moda – o inevitável xadrez, tie-dye, inspiração setentista e muita estampa. Metade dos modelos foi desfilada na estréia e a outra metade, na segunda-feira, 21.