Têxteis esperam fechar negócios na Colombiatex, feira que acontece de 27 a 29 de janeiro em Medellín, na Colômbia.
Principal vitrine de fabricantes de denim no exterior, a Colombiatex, feira da indústria realizada de 27 a 29 de janeiro em Medellín, na Colômbia, reúne neste ano 14 marcas brasileiras, entre elas a Vicunha, a Canatiba, a Cedro, a Covolan, Santanense e Tavex, que aproveitam o evento para definir a agenda de exportação para o ano.
A Vicunha registrou no ano passado aumento de 10% nas exportações comparado a 2013. “Para este ano, esperamos uma alta de mais de 20% com relação a 2014 apoiados nas fábricas do Brasil, Equador e Argentina e nos escritórios comerciais na Colômbia, Ásia e Europa”, afirma Anna Maria Kuntz, diretora executiva comercial da Vicunha. De acordo com a executiva, a Colombiatex atrai não só compradores da América Latina, mas também da América do Norte e Europa, alvo da empresa neste ano.
Na opinião de Fábio Augusto Covolan, gerente de exportação da Canatiba, o potencial de exportação do setor de denim segue abaixo do esperado. “Já chegamos a exportar 15% da produção e hoje não passa de 5%”, afirma o executivo. A empresa tem investido na infraestrutura de vendas fora do Brasil esperando um momento mais favorável. “Neste ano estudamos uma nova tabela de preços para sermos mais competitivos na operação”, diz o executivo. Ele está otimista com a conjuntura econômica de 2015, mas reforça que só a desvalorização do câmbio não será suficiente para alavancar as exportações. “Falta ao Brasil o estabelecimento de acordos comerciais efetivos com outros blocos comerciais fora do Mercosul”, analisa.
A Canatiba já exporta para países como os Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Itália, Tunísia, França, México, Equador, República Dominicana, Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina, Venezuela, Peru e Colômbia. “Estamos otimistas que uma melhor composição dos preços possa permitir mais negócios com os Estados Unidos e Europa”, diz o executivo.
A Santanense espera aumentar as vendas externas em 15% neste ano, sendo que os países do Mercosul consomem 80% do volume da empresa, afirma a gerente de exportação, Michelle Gallo. “O aumento do dólar em relação ao real a partir do final do ano passado permite melhor margem de negociação com os clientes”, opina a executiva. Para ter sucesso nas exportações, Michelle destaca que a empresa investiu na disponibilidade de produtos, atendimento de agentes no local e prestação de serviços junto com a venda do tecido.
A Cedro, cujas exportações giram em torno de 5% ao ano, também visa estreitar os laços com o mercado latino-americano durante a Colombiatex. Para a Covolan, a perspectiva é a exportação vir a representar entre 5% e 10% da produção, em cinco anos.
A avaliação comum é de que 2014 foi um ano difícil para o setor devido às interrupções de vendas com a Copa do Mundo e eleições. “Nos dois últimos anos, investimos na ampliação da fábrica o que deve reverter em aumento do faturamento entre 10% a 15% neste ano, diz o executivo da Canatiba. A empresa tem capacidade instalada de 10 milhões de metros mensais e tem como objetivo exportar a linha completa de denim e não apenas os chamados produtos diferenciados, que têm pouca concorrência lá fora, mas representa volumes pequenos.
Na coleção de denim, a Vicunha vai apresentar as linhas Perfect Fit com tecidos de alta elasticidade e grande poder de recuperação; a True Denim, que valoriza o aspecto cru e efeitos vintage; e a Athletic Denim & Color, o jeans moletom, entre outros produtos. A Canatiba destaca o denim com aspecto e toque de malha; o denim com fio Emana na construção que serve ao combate à celulite; e o denim Duo Core, que incorpora o fio Dual FX com alta elasticidade. A Santanense leva à Colombiatex o índigo com novas cores, denim e sarja color com elastano, e tecidos estampados tanto no denim quanto na sarja.
A Tavex apresenta na feira o Baden, uma edição limitada do lançamento em 100% algodão, feito com fibra naturalmente colorida. Durante o Denim Day, homenagem que a feira faz ao denim, que acontece dia 28 de janeiro, a empresa apresenta um desfile com vinte looks para reforçar o lançamento da Campanha Fitness Denim, tecido similar à malha.