Consolidada na promoção de feiras de negócios, empresa organiza pela primeira vez evento só de conteúdo e leva Tecnotêxtil para Americana.
Prestes a completar 30 anos, o Febratex Group investe a partir de 2019 em algumas novidades. Consolidado como especialista em feiras de negócios para o setor de máquinas e equipamentos para os setores têxtil e de confecção, o grupo realiza em
novembro o Febratex Summit. É o primeiro evento dedicado apenas a conteúdo. Outra decisão foi levar a Tecnotêxtil da cidade de São Paulo para Americana, no interior paulista.
O Febratex Summit tem programação de palestras em três áreas: business, inovação e sustentabilidade. São palestras curtas – de não mais de 20 minutos – chamadas de trilhas de conteúdo no estilo do TED, conta Giordana Madeira, diretora do grupo na filial de Porto, em Portugal, aberta no início do ano.
Por conta da proximidade com os portugueses, a empresa firmou parceria com o Citeve. O centro tecnológico voltado para os setores têxtil e de vestuário de Portugal será o mentor da área de inovação.
Na parte de Business, um dos assuntos a serem abordados será a transição entre gerações nas empresas do setor. “Muitas confecções brasileiras estão nessa fase de mudança geracional”, destaca Giordana. Como exemplo foi convidada a família portuguesa Pizarro, da área de jeans, para contar a experiência deles.
Sob a bandeira Febratex serão realizados dois eventos. O Summit nos anos ímpares e a feira de máquinas e serviços em anos pares, explica Helvio Pompeo Madeira, fundador do grupo.
TECNOTÊXTIL EM AMERICANA
Outra novidade é a transferência da Tecnotêxtil para Americana, importante polo têxtil localizado no interior de São Paulo. A primeira edição destinada a equipamentos para a indústria têxtil está marcada para 27 a 30 de abril de 2021. Será montada no pavilhão da Fidam. A edição para confecções será em 2023 na mesma cidade. A montagem será intercalada, aponta Madeira.
CALENDÁRIO DO SUL AO NORDESTE
O grupo mantém no calendário feiras no sul e no nordeste. A edição mais recente é a Maquintex que termina nesta sexta-feira,13, em Fortaleza, Ceará. Voltada para o setor têxtil e de confecção, a feira divide espaço do pavilhão de equipamentos e produtos para comunicação visual, que a partir da próxima edição passa a chamar Signs Norte e Nordeste.