Essa é a expectativa dos organizadores, considerando todas as áreas de atividades das 480 marcas que participaram da Expo 2014.
Realizada de 04 a 07 de junho, na semana anterior à Copa do Mundo, e enfrentando os transtornos causados na cidade de São Paulo pela greve dos metroviários, a ABF Expo 2014 reuniu público de 60 mil visitantes, mil a menos que na edição do ano passado. Para os expositores, os contratempos de deslocamento registrados na capital funcionaram como filtro, afastando os curiosos. Na avaliação deles, só venceu as adversidades e visitou a feira, aqueles que realmente tinham interesse em contratar uma franquia.
Dos quatro dias da feira participaram 480 marcas, espalhadas por dois pavilhões do Expo Center Norte, com expectativa de movimentar R$ 520 milhões, em torno de 15% a mais sobre as projeções da edição passada, entre todas as categorias, como beleza, vestuário, alimentação, limpeza, educação e serviços. Segundo levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor faturou, em 2013, R$ 115 bilhões. A participação da área de vestuário na feira é pequena, mas, em 2014, contou com a estréia de marcas como as que integram o portfólio dos grupos catarinenses AMC e Malwee.
A Malwee, por exemplo, usou a feira da ABF como plataforma de lançamento de seu modelo de licenciamento para a Scene. Adquirida em 2013 pela Malwee, a Scene tem 20 lojas próprias e a meta é fechar o ano com 40 pontos. “A meta é dobrar o tamanho da Scene por meio de franquias em um ano”, afirma o diretor da companhia, Rodrigo Englert. Além dos shoppings, o planejamento para a Scene é contar com mais lojas de rua.
Também a Planet Girls participou pela primeira vez do evento. Sem meta definida, a intenção seria fechar negócios de acordo com as oportunidades, avisa Fabiana Santana, da área de franchising da marca de moda teen para garotas. Ao todo, a Planet Girls administra rede com 95 unidades, sendo 30 delas franquias. A maior parte são lojas próprias, estabelecidas em São Paulo. Por isso, não há planos de franquias para o estado, especialmente a capital.
O interesse da marca são as cidades com mais de 200 mil habitantes e lojas localizadas em shopping centers. Além das franquias, a Planet Girls escoa sua linha de produtos pelo canal multimarcas que conta com 1.040 revendas. O investimento necessário para ser um franqueado da marca varia de R$ 376 mil a R$ 436 mil. Quanto ao tamanho da loja, pode variar de 80 a cem metros quadrados, com estoque inicial entre 1,5 mil e 2 mil peças.