Dados consolidados da ABF mostram que o faturamento do segmento aumentou 4,9%, amparado pela abertura de lojas
Com o balanço do concluído, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) informa que como o preview indicava, o setor fechou 2018 com faturamento de R$ 174,8 bilhões, crescimento de 7,1% sobre 2017. As franquias de moda, que incluem roupas, calçados e acessórios, contribuíram com R$ 22,931 bilhões, receita que corresponde a acréscimo de 4,9%. A expansão em moda deveu-se basicamente à abertura de mais lojas por rede.
O Brasil terminou o ano com 19.934 unidades de franquias de moda em operação, incremento de 7,6% em relação às 18.520 unidades de 2017. Em número de redes, o segmento foi contido em 2018. Foram seis a mais que no ano anterior, encerrando 2018 com 505 redes de moda.
O mercado brasileiro de franchising tem 2.877 redes (ou marcas) de franquias, que juntas controlam 153.704 unidades. Embora, a ABF projete crescimento entre 8% e 10% em faturamento para o mercado como um todo, as marcas de moda estão mais comedidas.
STALKER REVÊ PLANOS DE CRESCIMENTO
Marca do grupo cearense Sand Beach, que controla também a Maresia e a Black Box, a Stalker reviu para baixo as projeções de crescimento para 2019. A meta anunciada em fevereiro é abrir três franquias ao longo de 2019, uma delas provavelmente será em Belo Horizonte (MG), estima o gerente de franchising da marca de moda masculina, Ruggero Davini, em comunicado ao mercado. Em junho de 2018, quando participou da ABF Franchising Expo, a empresa anunciara a intenção de triplicar o número de franquias até o final de 2019.
A Stalker opera atualmente com 32 lojas de varejo, a mais recente inaugurada no segundo semestre de 2018. São 26 franquias e seis lojas próprias.
As novas franquias deverão ajudar a meta anunciada pela marca de ampliar a receita de 2019 em 10%, sem revelar os valores de faturamento.