Até o fim do semestre, a lavanderia conclui os investimentos que somam R$ 1,5 milhão
A Lavanderia Grotem está prestes a finalizar os investimentos iniciados em 2006. Cerca de R$ 1,5 milhão foram investidos desde o começo das mudanças que incluem a expansão da área de produção, a melhoria na estrutura do laboratório para o desenvolvimento de cores e processos, além da aquisição de máquinas.
“Estamos aperfeiçoando os processos para melhorar e dar mais variedade às opções oferecidas aos clientes”, explica Éder Matavelli, proprietário da lavanderia. Um forno para processos realizados com resina já está funcionando, assim como o equipamento para aplicação de pigmentos nos tecidos.
O equipamento para jato de areia deve entrar em uso dentro de dois meses. Além disso, até o fim do semestre, o sistema a laser entra em operação. Também estará concluída a nova área, que concentrará todas as operações de beneficiamento, conta o executivo.
A empresa conta com sete mil metros de área construída em meio a um terreno de 14 mil metros quadrados. No mercado há 50 anos, a Grotem iniciou as atividades como facção, passando a fazer o beneficiamento de jeans nos últimos 27 anos.
A beneficiadora, que reúne todas as operações em Indaiatuba (SP) há 40 anos, realiza serviços que vão desde o corte e acabamento das peças até as lavagens. “Temos clientes fiéis e antigos, por isso, nos concentramos mais em aperfeiçoar os serviços da empresa”, conta Matavelli.
Aproximadamente 10% do faturamento da lavanderia vem de exportações, que são feitas para dois clientes do Mercosul. A empresa produz 150 mil peças ao mês, mas a capacidade instalada pode atingir 180 mil peças na área de lavanderia. No que se refere à costura, a capacidade é de 30 mil peças por mês. Atualmente, a Grotem tem 200 funcionários, sendo que 120 deles trabalham na lavanderia.
fotos: acervo Grotem