Nova diretoria da empresa de logística pretende promover maior integração das operações do grupo e agilizar estratégias de crescimento.
O Grupo Columbia, especializado em serviços de logística, está fortalecendo suas operações no nordeste. A partir deste ano, o CEO da Columbia Logística, Marcelo Brandão, assumiu também o cargo de diretor presidente da Columbia Nordeste. Segundo Brandão, a unidade tinha uma gestão mais local e passa a ter gestão integrada às demais operações do grupo, formado por empresas de comércio exterior, logística integrada, operações portuárias, sourcing para a área de moda, entre outros segmentos.
De acordo com o executivo, a principal atividade da Columbia Nordeste, com sede em Simões Filho, na Bahia, é a de Porto Seco, com a nacionalização das mercadorias e entrega nas fábricas ou nos centros de distribuição. Com a alta do dólar, a unidade deve se fortalecer também em serviços para exportação. “Com o câmbio como está, é uma grande oportunidade de olhar para dentro da indústria nacional”, afirma Brandão.
No foco da empresa também está a administração de estoques industriais. “A Columbia oferece a possibilidade de a indústria concentrar seus estoques com a empresa, que já faz o transporte e, pode avançar também esses estoques para o centro-sul do país, para agilizar os prazos de entrega”, afirma acrescentando que a unidade estava muito voltada para importação. O grupo não vai tirar o foco da importação, mas vai fortalecer outras atividades, diz.
Operação especial para roupas
Em 2015, o grupo criou uma operação customizada para atender as empresas do vestuário. A The Cotton Road faz serviços que vão desde a identificação de fornecedores, aquisição e transporte de produtos no exterior, até a nacionalização, etiquetagem e distribuição das mercadorias nas prateleiras do varejo, passando, inclusive,por pequenos serviços de costura, quando necessário. Em 2014, o Grupo Columbia investiu R$ 230 milhões em novos equipamentos e estrutura para fortalecer sua atuação em logística. Entre os investimento, está um centro de distribuição instalado em Cotia, no interior de São Paulo, que se destaca em roupas e materiais esportivos. Na lista de clientes estão Hugo Boss, Prada, Versace, Puma, Chanel, informa o grupo.
A Columbia Nordeste tem três centros de distribuição e 245 mil metros quadrados de área. Além do novo presidente, a diretoria da empresa será formada também pelo diretor de negócios, Murillo Mello, e pelo diretor de operações, Ozone Argenton Jr. O grupo faturou R$ 2 bilhões em 2014.