Com investimento de R$ 5 milhões, empresa pretende até o final do ano trazer para dentro do parque industrial 50% de todo o volume de confecção, atualmente, essa participação gira em torno de 30%.
O grupo Araújo e Brilhante, dono das marcas femininas Dona Florinda e Famel, que conta, atualmente, com 30% de produção própria, pretende elevar essa participação para 50%, deixando a outra metade terceirizada, entre confecção e lavanderia. O investimento previsto soma R$ 5 milhões, conta Fátima Brilhante, diretora de negócios da Dona Florinda e sócia da empresa. Com esse equilíbrio entre produção própria e terceirização, o grupo visa melhorar índices de qualidade de produto e reduzir prazo de entrega.
A executiva explica que a fábrica e a sede, instaladas no mesmo parque industrial em Pacajus (CE), foram ampliadas. Para a área de produção foram adquiridos uma máquina de bordado e um equipamento completo de corte com sistema computadorizado. Também foram substituídas 80 máquinas de costura tradicionais por modelos de operação eletrônica. O galpão industrial dobrou de tamanho, assim como a área da sede aumentou com a construção de um auditório com capacidade para cem pessoas, projetado para abrigar palestras e treinamentos dos funcionários das lojas. O showroom, que fica dentro do parque industrial, também está sendo reformado.
Por enquanto, o grupo mantém o treinamento de mão-de-obra que será empregada com a expansão do volume de fabricação interna. Hoje, a produção mensal do grupo chega a 80 mil peças mensais, sendo de 45 a 50 mil da Dona Florinda, e outros cerca de 30 mil peças, da Famel. No momento, o grupo desenvolve a coleção de primavera/verão 2014 da Dona Florinda, que chegará às lojas em junho.
No total, a nova coleção contará com 400 modelos, sendo 40% em jeans. “Nós estamos tendo um bom retorno com o jeans desde o ano passado, com isso, pretendemos aumentar para 45% a participação dessa linha no inverno de 2014 próxima coleção”, afirma Fátima. Com peças direcionadas a meninas de 15 a 25 anos, a Dona Florinda preparou modelagens skinnies e cigarretes, que são as mais vendidas, cropped, reta e flare, além de shorts, saias e vestidos. As lavagens são mais claras que o inverno 2013, e os efeitos de lavanderia são bem variados, com puídos, bigode 3D, detonado, superstone, rasgado e delavê. Os modelos contaram com aplicações de cristais e estampas exclusivas.
A sarja colorida, que seguiu tons de vermelho, azul, laranja, amarelo e verde, apareceu em calças, shorts e vestidos. A malharia da marca contou com bordados, estampas por sublimação, renda e aplicação de spikes e correntes. São lançadas três coleções a cada ano da marca, comercializadas através de cinco lojas de varejo, todas situadas em Fortaleza (CE), e de 30 representantes que atendem cerca de mil multimarcas.
- Foto 1
- Foto 2
- Foto 3
- Foto 4