A companhia que triplicou o lucro em 2009 também prevê acelerar o novo modelo de distribuição para a marca Dzarm, em que o jeans é carro-chefe da coleção, com parceiros exclusivos
Na semana passada, a Cia Hering anunciou ao mercado os resultados de 2009. O balanço da empresa demonstra que o lucro triplicou no período, encerrando o ano com ganho de R$ 114,5 milhões frente a uma receita líquida de R$ 720 milhões, obtida com a venda das três marcas comercializadas – Hering, Puc e Dzarm. A empresa mantém os planos de expansão para 2010.
Para a marca Hering, que responde por metade do faturamento, a companhia reserva as metas mais ambiciosas. De acordo com Fábio Hering, presidente da empresa, serão abertas 49 lojas em 2010, alcançando 325 lojas. Em 2011, a rede deverá ter 367 unidades, para encerrar 2012 com 405 lojas.
Reposicionada a partir da coleção do verão 2010 para disputar o mercado de jeans na faixa de consumidores entre 18 e 28 anos, a Dzarm reagiu bem às mudanças registrando expansão de vendas de quase 40% no último trimestre do ano, diretamente associada pelo presidente da empresa ao lançamento da coleção de verão em outubro.
Ao contrário das outras duas marcas da empresa, a Dzarm só é comercializada pelo canal multimarcas, rendendo em 2009 receita de R$ 54 milhões. E Hering informou em conferência ao mercado que não tem planos de mudar esse modelo. Ao contrário, a intenção é ampliar a estratégia de selecionar lojas multimarcas estabelecendo parcerias. “Tem clientes que trabalham só com Dzarm”, afirmou o executivo.
No ano passado, a Cia Hering movimentou 46,5 milhões de peças, sob um sistema híbrido, que combina produção própria, terceirização e outsourcing (compra de produto acabado, inclusive importados), descreveu o presidente da empresa. Do total, 39,7 milhões representam peças produzidas nas cinco fábricas da empresa ou em regime de terceirização. Os outros 6,8 milhões são peças prontas, das quais a maior parte formada por produtos importados.
Em 2009, a empresa detinha 365 lojas ao todo: 350 no Brasil e 15 no exterior, em países da América Latina. A bandeira Hering com 276 unidades (40 próprias e 236 franquias); e a PUC com 74 (seis próprias e 68 franquias). No período, a carteira de clientes registrou 15.304 multimarcas, dos quais 11.742 comercializando Hering.
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