IBB adota lançamento mensal

Estratégia substitui modelo com duas coleções anunciadas por ano e vem acompanhada da abertura de showroom na cidade de São Paulo.

O fabricante de botões metálicos para jeans IBB, sediado em Caruaru (PE), alterou o modelo de lançamento de produtos a partir de 2014. No lugar de duas grandes coleções anuais, a empresa optou por fracionar as novidades em coleções menores, anunciadas uma vez por mês, geralmente na segunda quinzena. A mudança exige esforço para ir até o cliente mais vezes e, por isso, a empresa decidiu abrir um showroom na cidade de São Paulo, no bairro do Brás, o primeiro fora de Caruaru.

Segundo Deborah Vasconcelos, da área de desenvolvimento de produtos do fabricante, aberto no início do ano, o showroom funciona como escritório de vendas para os mercados do sudeste e do sul, sem funcionar como pronta entrega. No espaço, o cliente encontra mostruário com as diversas novidades. A estratégia funcionou, avalia Alberto Paiva, gerente comercial da empresa, contabilizando aumento de vendas. Segundo ele, sozinho o estado de São Paulo responde por 50% do faturamento da IBB, embora o gerente não informe o valor.

Com lançamentos frequentes, é possível acompanhar o ritmo acelerado do mercado, especialmente, daqueles que operam com pronta entrega e precisam ter novidades toda semana para oferecer aos lojistas, explica Deborah. Se antes as duas grandes coleções reuniam em torno de 200 lançamentos cada uma, atualmente, as mensais liberam de 45 a 50 novos itens por vez. “Mesmo aquelas que trabalham com coleção se beneficiam do esquema porque também fazem lançamentos complementares”, ressalta ela.

O foco da empresa está voltado inteiramente a produtos. A pesquisa de criação continua, mas, os catálogos semestrais conceituando cada coleção deixaram de ser produzidos. “Sem dúvida os lançamentos mensais têm ajudado nas vendas, porque representam uma ótima oportunidade de voltar mais vezes ao cliente. E ajudou ainda mais em um ano difícil como está sendo 2014, quebrado pela Copa do Mundo e pela expectativa em torno dos resultados das eleições”, afirma Paiva.

Entre as novidades apresentadas em julho e que estão sendo preparadas para agosto, Deborah destaca principalmente a parte de acabamentos dos botões. Explica que a empresa tem usado resina poliéster, madrepérola e resinas coloridas, além de detalhes em couro.

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