Decisão visa chegar ao mercado como identidade única, depois da forte expansão experimentada ao longo do ano passado, mas, não altera o modelo da parceria que dura mais de duas décadas no país.
A partir do mês que vem, a Invectiva assume uma nova identidade. Passa a operar como Jeanologia Brasil, reforçando a parceria com a empresa espanhola da qual é representante e distribuidora exclusiva no Brasil da linha de equipamentos desde 1998, quando foi lançado o primeiro modelo de máquina de marcação a laser no jeans. “Naquele ano, foram vendidas duas máquinas: uma em Portugal e outra no Brasil”, lembra Maurício Pierrotti, diretor da empresa brasileira, acrescentando que a parceria com a espanhola Jeanologia é ainda mais antiga e dura mais de duas décadas.
A decisão de adotar uma identidade única representa ação de posicionamento de mercado, sem envolver troca de ações, compra de capital ou qualquer outro tipo de associação societária. O modelo comercial continua o mesmo, com a empresa brasileira respondendo pela comercialização dos equipamentos da Jeanologia no país, pela instalação deles e pela assistência técnica. A mudança de identidade vem, em parte, a reboque da própria expansão do mercado nacional.
Depois da estagnação observada em 2012, as lavanderias industriais voltaram a investir em tecnologia de produção em 2013. Só a base instalada de equipamentos para marcação a laser cresceu praticamente 50% no período, conforme apurou a pesquisa realizada anualmente pelo GBLjeans desde 2005 e cujos dados estão publicados na edição de 2013 do Anuário GBLjeans. Do parque instalado brasileiro, a Jeanologia conta com 115 máquinas a laser em operação, informa Pierrotti. A sede da empresa é em Valinhos, no interior de São Paulo.