Latreille investe em gestão profissionalizada

Criada em 1982, a empresa paranaense reposiciona a imagem da principal marca do grupo, em campanha de R$ 1 milhão, passa a prestar serviços de lavanderia a terceiros e avalia aumentar produção em 2010

*Correção: A Latreille faz trabalhos de PL para a marca MOB, e não Bob Store, conforme publicado anteriormente. Abaixo a versão corrigida:

A Latreille reformula sua imagem e investe em publicidade para atingir o público das grandes capitais brasileiras. Na campanha para o inverno 2009, a empresa modificou a logomarca e vai desembolsar R$ 1 milhão na divulgação da nova coleção da principal marca. Junto com isso, a empresa contrata 20 novos representantes até o fim do ano, totalizando 130 colaboradores na área.

“Estamos deixando um pouco de lado a parte familiar e investindo na profissionalização da gestão da empresa”, conta Marcos Gomes, diretor de marketing da Latreille contratado há seis meses. Segundo ele, nesse processo, a empresa avalia o plano de aumentar a produção em 50% para 2010, atingindo 90 mil peças confeccionadas por mês.

Criada em 1982, quando Maria Ermínia Latreille adquiriu a loja do tio, que já fabricava peças em jeans, a empresa sempre trabalhou com o denim. A principio, a confecção era improvisada e tinha apenas seis funcionários. A fábrica foi ganhando espaço na cidade de Dois Vizinhos (PR) e, hoje, ocupa área construída de 13 mil metros quadrados, onde fica a confecção e a lavanderia.

A produção mensal é de 60 mil peças, sendo 20% delas dedicados a trabalhos de PL (private label) para marcas como MOB, Cavalera e Siberian. Com capacidade de sobra, a lavanderia da empresa passa, a partir deste ano, a prestar serviços de beneficiamento para outras marcas, aproveitando recursos para acabamentos diferenciados, como a máquina para aplicação de ozônio. “Queremos prestar serviços de lavanderia, pois, temos capacidade de trabalhar mais que o dobro do que fazemos hoje em dia”, explica Gomes, acrescentando que a capacidade atual da lavanderia é de até 150 mil peças mensais.

Atualmente, a empresa conta com quatro marcas: a Latreille, criada junto com a empresa e dedicada ao público jovem e adulto casual; a Yet, marca de jeans premium da empresa; a Oposição, direcionada para o público de classe C; e a Bahsiko, marca mais popular, direcionada ao público entre 20 e 40 anos.

 

Presente em cerca de 3 mil lojas multimarcas pelo Brasil, a Latreille conta com uma loja de atacado em Cianorte (PR), além de quatro lojas próprias localizadas em três cidades paranaenses (Dois Vizinhos, Pato Branco, Francisco Beltrão) e em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A empresa trabalha com 700 funcionários diretos.

A nova fase será mostrada a partir da coleção de inverno 2009 da marca Latreille. Para a estação, a marca se inspira nas tendências folk e country, apostando no estilo natural para dar o tom da coleção. A skinny segue como peça chave na estação, e ganha etiquetas diferenciadas com detalhes de couro e metais. Além disso, a marca disponibiliza calças com diferentes opções de cintura, que vão das mais baixas até as altas.

Cuidados com o meio ambiente

 

A Latreille conta com um terreno de 40 mil hectares de plantação de eucaliptos na cidade de Dois Vizinhos. A madeira retirada do bosque é utilizada para abastecer as caldeiras da lavanderia da empresa, movidas a vapor.

 

“Todo o abastecimento das caldeiras é feito com a madeira vinda dessa plantação e isso economiza muita energia elétrica para a empresa. Além disso, fazemos o tratamento e o reúso de boa parte da água utilizada em nossos serviços”, contao o diretor. Ele acrescenta que a empresa procura amenizar impactos inclusive nas atividades internas e cita como exemplo a técnica para beneficiamento com permanganato que não é aplicada por jateamento.

 

Segundo ele, a técnica consiste na aplicação do permanganato em uma espécie de pasta em pó, aplicada nas peças para executar o trabalho de beneficiamento. “O efeito é muito próximo ao do permanganato aplicado pelos meios tradicionais, no entanto, por ser aplicado em forma de pó, não agride o ambiente nem os funcionários que trabalham com o produto”, garante.

fotos: divulgação