Participação da malha também vem crescendo na produção da empresa localizada na cidade do Rio de Janeiro
Os últimos dois verões foram atípicos para a lavanderia carioca Laundry Jeans. “Foram verões mais frios”, comenta o designer da empresa, Horlan Gentil. Segundo ele, a variação do clima afetou a produção, que ficou abaixo do esperado. Para reverter esse cenário, a lavanderia busca alternativas. A parceria com a estamparia Austin para o desenvolvimento de peças exclusivas tem funcionado e agradado aos clientes, diz Gentil.
Embora com atuação independente, as duas empresas pertencem aos mesmos sócios, que avaliam a unificação das atividades. Peças em denim e sarja são os principais produtos da lavanderia, contudo, a demanda por malhas vem crescendo no mercado carioca, afirma o designer. De acordo com ele, hoje, 65% das peças lavadas na Laundry são em denim ou sarja, o restante, cerca de 50 mil, é em malha.
A demanda para a próxima estação, segundo Horlan, serão as lavagens mais claras e detonadas. “Rasgamos as barras e as colocamos para bater para dar um aspecto bem detonado”, explica. Para tingimentos, processos a seco nos tons do verão, como o laranja e o amarelo, enquanto tons metálicos tendem a aparecer nas festas de final de ano. Já os estampados são feitos com em várias técnicas, entre as quais, devorê e estampa corrida.
Há 35 anos no mercado, a Laundry Jeans conta com 60 funcionários que chegam a lavar 130 mil peças por mês. Com perfil de produção artesanal e lavagens bem elaboradas, a empresa não costuma fornecer mais de 200 peças por referência, afirma o designer. Entres os principais clientes estão marcas cariocas como Osklen, Animale, Reserva e Cantão.